Perguntar
Fechar

A pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

Tomar pílula do dia seguinte quando a menstruação esta para vir pode causar atraso?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. A pílula do dia seguinte desregula o ciclo menstrual.

A pílula do dia seguinte, ou de emergência, contém uma grande concentração de hormônios, por isso impede a gestação se for utilizada dentro das primeiras 72 h, de maneira correta.

Leia também: Como tomar a pílula do dia seguinte?

Entretanto, devido a essa alta taxa de hormônios, é comum apresentar irregularidade menstrual, como atrasos, de no máximo 4 emanas (1 mês), ou menstruação antes da data prevista. São alterações esperadas, não sugere qualquer problema. Pode causar ainda, como efeitos colaterais, náusea, vômitos e dores de cabeça.

No caso de apresentar vômitos, antes de completar 2h da tomada da pílula, é recomendado repetir a dose da medicação. E no caso do atraso menstrual durar mais do que 4 semanas, o médico deverá ser consultado.

Independente do tempo de atraso, ou tipo de sangramento que se apresentar, enquanto não regulariza o ciclo menstrual, é fundamental que faça uso de um contraceptivo adicional, de preferência um método de barreira, como a camisinha (feminina ou masculina), para evitar além de uma gestação não planejada, o risco de contaminação de uma doença sexualmente transmissível (DSTs), como: sífilis, gonorreia, HIV, entre outras.

A única forma de se evitar as DSTs é com uso de contraceptivos de barreira em todas as relações sexuais.

Para maiores esclarecimentos, agende uma consulta com seu/sua médico/a ginecologista.

Leia também: Tomei pilula do dia seguinte e a menstruação não desceu?