Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

“Uso anticoncepcional e tomei ibuprofeno porque estava com dor de cabeça. Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

O ibuprofeno normalmente não interfere no efeito do anticoncepcional.

Assim, quando a mulher está em uso de um anticoncepcional e precisa tomar ibuprofeno, normalmente é indicado continuar o uso habitual do contraceptivo, conforme orientado pelo médico.

No entanto, o uso de ibuprofeno pode causar vômitos em algumas pessoas e, principalmente caso ocorram perto do horário em que o anticoncepcional foi tomado, o efeito do contraceptivo pode ser afetado.

Para saber se o ibuprofeno é o medicamento mais indicado para você, é recomendado consultar um clínico geral. Além disso, qualquer medicamento deve ser usado somente com orientação médica devido ao risco de efeitos colaterais e interação com outros medicamentos.

Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.

Perguntas relacionadas

Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

A nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional, desde que a pílula seja tomada da maneira correta. Entenda o que pode cortar o efeito da pílula e o que fazer se tiver dúvida sobre os medicamentos que cortam o efeito da pílula.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Metronidazol pode cortar o efeito do anticoncepcional?

O metronidazol não tem efeito direto sobre o anticoncepcional, mas seus efeitos colaterais podem afetar a absorção da pílula. Entenda melhor como o uso de metronidazol pode afetar o anticoncepcional, o que fazer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

A nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional, desde que a pílula seja tomada da maneira correta. Entenda o que pode cortar o efeito da pílula e o que fazer se tiver dúvida sobre os medicamentos que cortam o efeito da pílula.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno tem dipirona?

Medicamentos com ibuprofeno não têm dipirona, mas pessoas com alergia a uma substância têm risco de ser alérgicas à outra. Entenda melhor a diferença entre ibuprofeno e dipirona e qual o risco de alergia das duas substância.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Maconha pode cortar o efeito dos medicamentos?

Pouco se sabe do efeito da maconha sobre a maioria dos medicamento. Porém, é conhecido que a maconha pode interagir com alguns tipos de medicação. Veja uma lista de medicamentos que podem sofrer interação com a maconha e entenda porque isso acontece.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Ibuprofeno serve para garganta inflamada?

O ibuprofeno é indicado para aliviar sintomas como dor ou febre, que podem estar presentes em caso de garganta inflamada. Entenda melhor se o ibuprofeno serve para garganta inflamada.

Foto do autor do artigo Dr. Flávio Sakae
Dr. Flávio Sakae

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

A nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional — desde que a pílula seja tomada da maneira correta, sem esquecer nenhum comprimido e nos horários adequados.

Imagem ilustrativa do artigo O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional

O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional

Quando se resolve parar o uso do anticoncepcional, podem surgir algumas mudanças no corpo, como perda ou ganho de peso, atraso da menstruação, piora das cólicas e  dos sintomas da TPM.

Imagem ilustrativa do artigo Injeção anticoncepcional trimestral: o que é, vantagens e como usar

Injeção anticoncepcional trimestral: o que é, vantagens e como usar

A injeção anticoncepcional trimestral promove o espessamento do muco do colo uterino e aumenta a dificuldade da passagem dos espermatozoides por cerca de 3 meses, no entanto é importante que nova injeção seja administrada após esse período. Entenda como usar a injeção anticoncepcional trimestral e quais as vantagens.

Imagem ilustrativa do artigo Tomar anticoncepcional na gravidez causa aborto?

Tomar anticoncepcional na gravidez causa aborto?

Tomar o anticoncepcional quando ainda não sabia que está grávida pode causar muitas dúvidas na mulher. Ginecologista explica o que pode acontecer se tomar anticoncepcional durante a gravidez e o que fazer assim que descobrir que está grávida.

Imagem ilustrativa do artigo Emendar a cartela de anticoncepcional: quando fazer e possíveis efeitos

Emendar a cartela de anticoncepcional: quando fazer e possíveis efeitos

A emenda das cartelas de anticoncepcional deve ser orientado pelo ginecologista, pois nem todos os anticoncepcionais podem ser emendados, já que pode aumentar o risco de problemas de coagulação, além de poder haver sangramento de escape. Saiba mais sobre o que acontece quando se emenda as cartelas de anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo 6 remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

6 remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

Alguns medicamentos como a rifampicina, o fenobarbital e até mesmo remédios naturais como a erva de são-joão, podem cortar o efeito do anticoncepcional e da pílula do dia seguinte. Confira uma lista dos principais remédios que cortam o efeito do anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo Como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar

Como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar

Existem vários tipos de anticoncepcional, como pílula combinada, minipílula, anel vaginal ou adesivo transdérmico, por exemplo, que podem ser trocados quando indicado pelo médico. Veja como proceder em cada caso para fazer corretamente a troca de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar.

Imagem ilustrativa do artigo 9 efeitos colaterais do anticoncepcional (e o que fazer)

9 efeitos colaterais do anticoncepcional (e o que fazer)

O anticoncepcional pode causar efeitos colaterais como dor no abdome, náusea, dor de cabeça, espinhas, alterações do humor, libido e/ou fluxo menstrual, devendo ser utilizado de acordo com a orientação do ginecologista. Confira outros efeitos colaterais do anticoncepcional e o que fazer.