Bradicardia Sinusal, o que é?

Bradicardia sinusal é quando o ritmo do coração, em repouso, é mais lento que o normal, abaixo de 60 batimentos por minuto. O ritmo normal do coração é, em média, de 80 batimentos por minuto e é comandado pelo nó sinoatrial ou sinusal, que é o marcapasso natural do coração. Existem algumas situações em que há uma bradicardia sinusal, mas que não significam uma doença, como no caso das pessoas que praticam exercícios físicos frequentes, como os atletas.

No entanto, a bradicardia sinusal pode ocorrer devido a distúrbios surgidos no coração ou no organismo como no caso de medicamentos usados para a hipertensão arterial, medicamentos usados para arritmias cardíacas, hipotiroidismo, doença de Chagas, doenças do sistema nervoso autônomo, infarto do miocárdio e doença do nó sinusal.

O diagnóstico da bradicardia sinusal é feito, geralmente, pelo cardiologista através do exame clínico e de outros exames como o eletrocardiograma e o Holter, que é um exame eletrocardiográfico em que o paciente é monitorizado durante 24 horas. O tratamento da bradicardia vai depender da sua causa e das suas consequências.

Também sobre este assunto