Pergunte ao Médico
Como Funciona

Calor na cabeça gostaria de saber o que é?

Bom dia, tenho 46 anos e de uns tempos para cá sinto um calor muito grande na minha cabeça, incluindo o rosto, às vezes tipo latejado e melhora quando tomo AS ou aspirina. Gostaria muito de saber o que provoca isso. Muito grato.

Calor na cabeça que afeta também o rosto pode ser alguma alteração da circulação. Pressão alta provavelmente não é, porque a hipertensão não provoca calor na cabeça ou no rosto.

Como você não referiu dor, pode ser que seja uma condição chamada rubor facial, que causa um calor exagerado na face e deixa o rosto vermelho, podendo também atingir a cabeça.

Pessoas que têm esse distúrbio sentem o rosto ficar quente e vermelho. A sensação pode afetar toda a face ou apenas as bochechas, testa, nariz e orelhas.

Publicidade

A vermelhidão pode chegar também ao peito, pescoço e braços. Durante os episódios, é comum também os pacientes apresentarem suor em excesso.

As causas do rubor facial estão relacionadas ao sistema nervoso, que provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos que deixa a face e a cabeça vermelha e quente.

O tratamento do rubor facial com medicamentos visa apenas aliviar a sensação de desconforto que ele provoca, mas na maioria dos casos os resultados não são satisfatórios.

Já o tratamento cirúrgico atua diretamente no nervo responsável pela estimulação de calor e vermelhidão, com bons resultados em praticamente 80% dos casos.

Para um diagnóstico preciso do seu problema, consulte um médico clínico geral ou médico de família. Se necessário, eles encaminharão você para um especialista para que receba o tratamento correto.