Perguntar
Fechar

Caroço na nuca desde pequeno o que é isso?

Eu tenho um caroço na nuca desde pequeno, que não é muito visível, só se percebe ao tocá-lo. O que é isso?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Causas comuns e bem prováveis para esse "caroço" são: cisto sebáceo ou lipoma. Porém pode ser também um linfonodo aumentado, resquícios do período embrionário, tumor, contratura muscular, entre outras causas.

Para um diagnóstico definitivo serão necessárias mais informações, além de uma avaliação médica detalhada, com exame físico e se houver necessidade, exames complementares.

O médico clínico geral ou médico da família, são os responsáveis por iniciar essa avaliação, além de definir o problema e planejar o tratamento ou acompanhamento mais adequado.

Cisto sebáceo

Trata-se de um cisto benigno que acomete a pele, mais frequentemente nas regiões da face, pescoço e tronco, com conteúdo líquido em seu interior, que se desenvolve devido a obstrução de uma glândula sebácea naquela região.

Os cistos podem não causar dor ou qualquer sintoma e crescer lentamente durante muitos anos. Porém, devido seu conteúdo líquido, pode facilitar a proliferação de germes e com isso a formação de um quadro infeccioso. Nesses casos os sintomas serão de dor, edema e calor local, quadro que necessita de tratamento imediato com drenagem e antibioticoterapia.

Leia também: Qual o tratamento no caso de cisto sebáceo?

Lipoma

O lipoma é um tumor benigno formado por tecido adiposo, normalmente de consistência mais firme, também indolor, que pode manter o mesmo tamanho por muitos anos e não oferece riscos à saúde. Sendo assim, na maioria das vezes não há indicação de tratamento, apenas acompanhamento, a não ser que comprima uma estrutura próxima causando sintomas ou por questões estéticas.

Linfonodomegalia

A linfonodomegalia é o aumento de linfonodos, órgãos responsáveis por produzir e armazenar os glóbulos brancos, nossa célula de defesa, decorrentes de situações de inflamação e infecção próximas. O aumento do linfonodo nas regiões da cabeça e pescoço estão relacionados a doenças das vias aéreas superiores, amígdalas e orofaringe.

Uma vez aumentados, principalmente se houverem episódios recorrentes, os linfonodos nem sempre retornam ao tamanho inicial, passando a ser palpados embora não estejam "ativos". O tratamento também é de acompanhamento.

Saiba mais em: O que é linfonodomegalia e quais são as causas?

Resquícios de período embrionário

Outra causa para caroço na nuca é o resquício do período embrionário. É uma lesão benigna, que mais uma vez não oferece riscos à saúde, e a sua retirada é feita por motivos estéticos ou quando há inflamações recorrentes no local.

Tumores

Os tumores costumam causar dor e evoluir com crescimento lento, porém constante. É mais frequente acontecer na faixa etária acima de 50 anos de idade. No caso de suspeita de tumor, o nódulo deverá ser melhor investigado através de uma biópsia ou a ressecção completa da lesão para melhor análise histológica.

As contraturas musculares até podem parecer nódulos, porém causam dor local e não duram anos, por isso, de acordo com o descrito, não parece ser a causa do seu problema.

Pode lhe interessar ainda: Tenho os linfonodos cervicais aumentados. O que pode ser?

Visto todo o exposto, recomendamos procurar um médico clínico geral ou médico da família para avaliação e conduta.