Cisco no olho, o que fazer?

Um cisco no olho pode ser retirado com a lavagem abundante do olho com água. A lavagem do olho pode ser feita colocando-o embaixo de uma torneira, chuveiro, jogando sobre ele água ou soro fisiológico, ou ainda, mergulhando-o em um recipiente com água, tentando abri-lo e fechá-lo embaixo d'água para facilitar a remoção do cisco.

Quando não houver água disponível, abrir e fechar o olho também pode ajudar na remoção do cisco através da própria secreção lacrimal dos olhos. Nunca deve-se esfregar os olhos ou coçá-los nessa situação porque esse procedimento pode causar lesões na córnea.

Muitas vezes, após a lavagem do olho, a sensação de desconforto e ardência permanecem. Isso ocorre devido à uma irritação causada pelo atrito do cisco com a córnea ou porque o cisco ainda permanece no olho. Manter os olhos fechados durante algum tempo após a sua lavagem pode ajudar a melhorar essa sensação.

Para verificar se o cisco ainda está no olho pode ser necessária a ajuda de outra pessoa. Deve-se olhar para cima e tracionar para baixo a pálpebra inferior de forma a visualizar a região inferior do olho (conjuntiva e córnea inferior) e, em seguida, erguer cuidadosamente a pálpebra superior e olhar para baixo, para visualizar a região superior do olho.

Caso o cisco seja visível num desses locais (pálpebra inferior ou superior) ou no canto interno do olho (próximo ao nariz), pode-se tentar removê-lo, cuidadosamente, com um cotonete ou a ponta de um pano limpo. Esse procedimento deve ser feito apenas tocando levemente no cisco e sem insistir na retirada, caso ela não ocorra facilmente.

Pessoas usuárias de lentes de contato, na presença de um cisco no olho, devem retirá-las e lavá-las com o produto próprio para isso, realizar a lavagem dos olhos e recolocar as lentes somente se não houver mais irritação.

Algumas situações em que o atendimento médico deve ser procurado:

  • quando o cisco estiver localizado na parte branca do olho ou na parte colorida (conjuntiva e íris),
  • quando a sensação de desconforto e irritação no olho permanecem, mesmo após a lavagem, a retirada do cisco ou ainda, após a manutenção dos olhos fechados por algum tempo,
  • quando houver a entrada no olho de outros tipos de materiais, como farpas de madeira, estilhaços de metal, vidro ou insetos,
  • quando não for possível a retirada do cisco e a sensação de desconforto e irritação nos olhos permanecer,
  • quando a pessoa usuária de lentes de contato permanecer com irritação nos olhos mesmo após lavá-los.

Os olhos podem ser mantidos fechados e cobertos com uma gaze ou pano limpo nos casos de muito desconforto, até o atendimento médico. A retirada do cisco do olho pode ser feita em um serviço de atendimento médico ou pelo oftalmologista.