Perguntar
Fechar
O que é bico de papagaio e quais são os sintomas?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Bico de papagaio é o crescimento anormal de uma pequena saliência óssea (osteófito) entre duas vértebras da coluna cervical, torácica ou lombar. O nome "bico de papagaio" é devido à forma desse osteófito, que também é chamado de "esporão de galo".

O bico de papagaio é uma artrose que acomete a coluna vertebral. O osteófito surge em decorrência do desgaste do disco intervertebral, cuja função é estabilizar e absorver impactos na coluna. Com o desgaste, o disco perde essa capacidade e o organismo, como defesa, produz mais osso entre as vértebras para proteger e estabilizar a coluna.

Existem diversos fatores que podem causar esse desgaste no disco intervertebral, dentre eles o envelhecimento. Muitas vezes, o bico de papagaio está associado a outras doenças, como artrites.

A presença do bico de papagaio na coluna pode causar a compressão de raízes nervosas, provocando vários sintomas.

Quais os sintomas de bico de papagaio?

Os sintomas de bico de papagaio podem incluir dor intensa no pescoço ou nas costas, rigidez, limitação dos movimentos, contraturas musculares, alteração da sensibilidade, formigamento nos braços ou pernas e diminuição da força muscular.

A dor no pescoço ou nas costas pode irradiar para ombros, braços ou pernas.

Os osteófitos ocorrem sobretudo em pessoas com mais de 50 anos de idade, devido ao desgaste natural que o disco intervertebral vai sofrendo ao longo da vida. Contudo, o bico de papagaio também pode surgir em indivíduos mais jovens.

Quais as causas do bico de papagaio?

Sedentarismo, má postura, obesidade, traumatismos na coluna, predisposição genética e envelhecimento estão entre as principais causas de bico de papagaio.

Qual é o tratamento para bico de papagaio?

O tratamento do bico de papagaio pode incluir repouso, uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares (orais ou injetáveis), fisioterapia e exercícios específicos para a musculatura da coluna, como Pilates. Casos mais graves podem precisar de cirurgia.

O repouso, durante algumas horas ou dias, pode ser útil para aliviar as dores ou pelo menos não piorar os sintomas, principalmente se a pessoa tiver um trabalho que requer esforço físico.

A aplicação de calor no local, durante 20 minutos, também pode ajudar a aliviar as dores do bico de papagaio.

A fisioterapia pode exercer um importante papel no tratamento do bico de papagaio, atuando no alívio da dor e da inflamação e na melhora dos movimentos e da flexibilidade. Técnicas como RPG e Pilates podem trazer bons resultados, pois tonificam, alongam e fortalecem a musculatura que sustenta a coluna vertebral.

Quando as demais formas de terapia não produzem respostas satisfatórias ou dependendo do grau de compressão e da gravidade dos sintomas, a cirurgia pode ser a opção de tratamento mais indicada.

Porém, mesmo com o tratamento, o disco intervertebral não se regenera. Por isso, é importante controlar os fatores de risco e ter cuidados com a coluna no dia-a-dia.

O/a médico/a ortopedista ou neurocirurgião/ã é especialista indicado/a para diagnosticar e tratar bicos de papagaio.

Dor na coluna ao urinar e defecar, o que pode ser?
Dr. Ivan Ferreira
Dr. Ivan Ferreira
Médico

A dor na coluna ao urinar ou defecar pode ser causada pela presença de uma hérnia de disco na coluna lombar e ocorrer devido a posição mantida ou esforço exigido da coluna nessas situações. Esse sintoma pode ser provocado porque a coluna é formada por ossos (vértebras) e pela medula espinhal (conjunto de nervos que passa por um canal no interior das vértebras), para separar as vértebras e amortecer o atrito entre elas, existem os discos intervertebrais que, devido a algumas doenças ou ao envelhecimento, desgastam-se e saem do lugar, causando as hérnias de disco.

Os sinais e sintomas das hérnias de disco localizadas no final da coluna (hérnia lombo-sacra), podem ser:

  • dor que começa na região lombar, passa pelas nádegas e desce para as coxas, pernas e pés, chamada de dor ciática,
  • dor, formigamento, dormência e fraqueza nas nádegas, nas costas, nas pernas ou nos pés, ou em todos esses locais ao mesmo tempo,
  • dor aos esforços ou movimentos,
  • dormência em redor do ânus e genitais,
  • dificuldade em controlar o intestino e bexiga.

Também pode lhe interessar:

Quais os sintomas de hérnia de disco?

O que pode causar dor nas costas?

Para diagnosticar essa ou outras causas de dores na coluna deve-se consultar um clínico geral ou um ortopedista.

Tenho uma hérnia de disco na lombar e estou com dor?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Pode usar o mesmo medicamento que o ortopedista já te receitou ou pode procurar um serviço de emergência para ser medicada novamente. Repouso e compressas quentes sobre o local da dor podem ajudar bastante.

Leia também:

Hérnia de disco tem cura? Qual o tratamento?

Quais os sintomas de hérnia de disco?

Tive uma lesão na coluna por pegar excesso de peso...
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Dores na coluna relacionadas a excesso de peso, podem ser originadas de contratura musculares, desalinhamento da coluna, hérnia de disco, artrose, entre outras.

Deve procurar em neurocirurgião ou ortopedista, de preferência especialista em coluna.

Dores musculares

A má postura e esforço muscular podem levar a contraturas e dores musculares de forte intensidade. A contratura localizada na coluna cervical é conhecida por torcicolo Na coluna lombar, lombalgia..

O tratamento indicado para dor devido a contraturas são o repouso absoluto e medicamentos analgésicos e relaxante muscular.

Desalinhamento da coluna

As doenças da coluna, como escoliose, cifose, lordose e as listeses, são alterações ósseas e ou articulares, que causam desalinhamento, e com isso esforço muscular aumentado. O esforço muscular leva ao quadro de dor que pode irradiar para outros locais no corpo, como braços, pernas, nádegas ou sola do pé, dependendo da área acometida.

Nos casos de desalinhamento, o tratamento de repostura e fisioterapia intensificada, costumam ser eficazes e suficientes para a cura. A não ser que haja algum problema degenerativo, como a hérnia de disco, com indicação cirúrgica.

Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo que alternativo, é preciso antes descartar outras causas. O médico saberá orientar caso a caso.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é um dos casos que pode vezes tem indicação cirúrgica para cura completa. Trata-se de uma extrusão de parte ou todo o disco gelatinoso, que se encontra entre duas vértebras. O disco é o amortecedor das vértebras da coluna, porém quando essa estrutura é deslocada, e sua capsula rompida, o único tratamento definitivo é mesmo a cirurgia com ressecção dessa estrutura.

Artrose

A artrose é uma doença degenerativa, sem tratamento definitivo. Nesses casos o mais indicado é manter um peso ideal para sua altura, reduzindo a sobrecarga na coluna, além de manter atividade física regular, com o objetivo de fortalecimento da musculatura paravertebral.

Saiba mais em: Qual é a diferença entre artrite e artrose?

Cabe ao médico especialista em coluna, neurocirurgião ou ortopedista, avaliar o seu caso, e sugerir as possibilidade para resolução definitiva desse problema.

Flancox serve para dor na coluna?
Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

O Flancox pode ser usado para aliviar a dor na coluna, por ter efeito anti-inflamatório e analgésico. O medicamento pode ser indicado também para:

  • Tratamento de artrose e artrite reumatoide;
  • Controle da dor no pós-operatório;
  • Controle da dor causada por traumas, enxaqueca e cólicas menstruais.

Use o medicamento apenas quando for indicado por um médico. Ele pode causar reações indesejadas, como crise asmática em quem tem asma e alergias. Seu uso prolongado pode causar problemas como insuficiência renal e úlcera no estômago.

Quando a dor da coluna durar muito tempo ou for muito intensa, é importante procurar um médico de família ou um ortopedista para saber qual é a causa.

Você pode querer ler também:

Referência:

Flancox. Bula do medicamento.