Pergunte ao Médico
Como Funciona

É possível engravidar menstruada?

A fase da menstruação não é propícia para ocorrer a gravidez, uma vez que durante a menstruação o útero não está preparado para receber a implantação do óvulo fecundado pelo espermatozoide. Ocorrendo justamente o contrário, o endométrio está descamando porque não houve a fecundação. Além disso, a mulher normalmente não ovula nesse período e o sangue da menstruação dificulta a sobrevivência do espermatozoide.

É possível a mulher engravidar em presença de um sangramento vaginal anormal, que não é a menstruação. Uma situação que pode ser confundida com a menstruação ocorre quando o óvulo é fecundado (ovócito) e se implanta no endométrio. Nessa fase pode ocorrer um sangramento discreto, de curta duração, e que algumas mulheres confundem com a menstruação. Nesse caso o sangramento coincide com o início da gravidez.

Os distúrbios endocrinológicos também podem causar um sangramento durante a ovulação devido à um estímulo anormal de hormônios no revestimento interno do útero (endométrio) ser confundido com a menstruação (sangramento uterino disfuncional ovulatório). Nessa situação se a mulher tiver relação sexual poderá ficar grávida. Outros distúrbios como infecções, endometrioses e tumores também podem causar sangramentos vaginais e serem confundidos com a menstruação.

Publicidade

O ginecologista ou o obstetra são os médicos que podem diagnosticar a gravidez e orientar as dúvidas sobre ela.