Estava com candidíase e tratei, mas a coceira voltou. O que pode ser?

“Umas semanas atrás eu sentia muita coceira vaginal. Descobri que era candidíase. Tomei Fluconazol e usei a pomada Nistatina. Agora voltou a coceira novamente, muito forte. O que pode ser isso?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Até que se prove o contrário, é provável que seja candidíase recorrente. Mas a única forma de ter a certeza será consultar um ginecologista. É muito comum a recorrência de um quadro de candidíase, sendo necessário confirmar novamente o diagnóstico e repetir o tratamento.

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida Albicans, ocasiona sintomas de coceira, vermelhidão e corrimento esbranquiçado, com odor inespecífico, que pode formar pequenos grumos brancos. Ardência urinária e dor durante a relação sexual também são sintomas que podem estar presentes.

O tratamento da candidíase normalmente é feito com cremes antifúngicos ou comprimidos contendo antifúngico, a duração do tratamento pode variar conforme o medicamento escolhido.

67% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Dor de cabeça que não passa com remédio: o que pode ser?

A enxaqueca é a principal causa de dor de cabeça que não passa com remédio, apesar de existirem outras causas possíveis. Saiba o que pode causar a dor de cabeça que não passa com remédio e o que fazer para resolver o problema.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Estou com uma espinha no seio, o que pode ser?

A presença de uma bolinha dolorosa no seio, que parece uma espinha, geralmente é sinal de infecção na glândula de Montgomery. Entenda porque isso acontece, como identificar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Sinto coração acelerado e falta de ar, o que pode ser?

Coração acelerado e falta de ar podem ser sintomas de doenças cardíacas ou respiratórias, mas também podem surgir devido a outras causas mais simples. Entenda melhor o que pode deixar causar coração acelerado e falta de ar, qual médico consultar e quando se preocupar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Feridas na região entre o ânus e a vagina, o que pode ser?

Feridas na região entre o ânus e a vagina podem ser causadas por infecções, alergias, foliculite, efeito colateral de medicamentos, trauma ou outras doenças. Entenda melhor o que podem ser feridas na região entre o ânus e a vagina.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Calor na cabeça e no rosto, o que pode ser?

Calor na cabeça e no rosto pode ser um sinal de alterações hormonais, como menopausa ou hipertireoidismo, estresse térmico ou febre. Confira o que pode ser a sensação de calor na cabeça.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Menstruei mês passado e esse mês não veio, o que pode ser?

A ausência de menstruação ou o atraso menstrual podem acontecer por diferentes motivos. Um dos principais motivos é a gravidez, mas existem outras situações que devem ser avaliadas. Entenda o que pode causar ausência da menstruação e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que afeta mais frequentemente a região genital, causando sintomas como coceira intensa, vermelhidão ou corrimento esbranquiçado.

Imagem ilustrativa do artigo 6 pomadas para candidíase (e como usar)

6 pomadas para candidíase (e como usar)

As pomadas para candidiase ajudam a eliminar ou impedem a multiplicação do fungo Candida albicans, aliviando os sintomas como coceira, vermelhidão ou corrimento, e podem ser usadas para candidiase feminina e masculina. Confira as principais opções de pomada para candidíase e como usar.

Imagem ilustrativa do artigo 6 banhos de assento para candidíase

6 banhos de assento para candidíase

Os banhos de assento para candidíase, como o de bicarbonato de sódio ou o de chá de camomila, têm ação antifúngica e ajudam a equilibrar o pH da região íntima, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão ou inchaço. Veja outras opções de banhos de assento para candidíase e como preparar .

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase vaginal é uma das infecções mais comuns na mulher, que causa sintomas como intensa coceira, inchaço e corrimento esbranquiçado. Conheça mais sobre a candidíase vaginal, sintomas, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase masculina (no homem): sintomas, causas e tratamento

Candidíase masculina (no homem): sintomas, causas e tratamento

A candidíase masculina é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans no homem, resultando em sintomas como dor e vermelhidão, inchaço e coceira na glande ou no prepúcio. Entenda melhor o que é a candidíase masculina, sintomas, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 10 pomadas para coceira na vagina (e como usar)

10 pomadas para coceira na vagina (e como usar)

As pomadas para coceira na vagina, como miconazol, nistatina, isoconazol, dexametasona, metronidazol ou estrogênio, podem ser indicados para aliviar a coceira causada por candidíase, vaginose bacteriana ou até menopausa. Veja as principais pomadas para coceira vaginal, como usar e cuidados durante o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 10 remédios caseiros para candidíase

10 remédios caseiros para candidíase

Alguns remédios caseiros, como banho de assento com camomila ou barbatimão, e o uso do alho, óleo de coco ou própolis podem ajudar a aliviar os sintomas de candidíase, podendo complementar o tratamento indicado pelo médico. Conheça mais sobre os remédios caseiros para candidíase .

Imagem ilustrativa do artigo Sintomas de candidíase (genital, na garganta, na pele e intestinal)

Sintomas de candidíase (genital, na garganta, na pele e intestinal)

Os sintomas mais comuns da candidíase são intensa coceira e vermelhidão no local afetado, no entanto os sintomas podem variar de acordo com a causa da candidíase. Confira os principais sintomas de candidíase genital, na gargante, pele e intestino e como deve ser o tratamento.