Perguntar
Fechar

Fiz uma punção em nódulos no pescoço...

Fiz uma Punção em nódulos no pescoço e gostaria de saber o que significa o resultado? É cancer?
(Nódulo em lobo direito: examinados nove esfregaços citológicos, corados pelo método de Papanicolau, exibindo pequeno número de células foliculares típicas, agrupadas em monocamadas. O fundo é representado por numerosas hemácias autolisadas. Não se observa colóide.
Outro Nódulo em lobo esquerdo: Examinados oito esfregaços citológicos, corados pelo mesmo método, apresentando numerosas hemácias e leucócitos, porém sem representação celular do parênquima tireoidiano. Não se observa colóide.
Conclusão: 1 - Esfregaços hemorrágicos e hipocelulares.
2 - Esfregaços hemorrágicos e acelulares.)
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

O resultado final será dado pelo seu médico, mas fique tranquilo não há sinais de câncer neste exame. Não há no exame descrição de atipia, ou de características que sugiram malignidade.

Quando é indicada a punção de nódulo tireoidiano?

A punção de nódulos tireoidianos costuma estar indicada na presença de nódulos que apresentam características sugestivas de malignidade como:

  • Nódulos sólidos;
  • Nódulos sólidos císticos: maior que 1,5 cm ou maior que 1,0 cm mas com componente sólido hipoecoico e microcalcificações, ou margens irregulares,ou mais alto do que largo na visão transversal;
  • Nódulos espongiformes e maiores que 2 cm;
  • Nódulos menores que 1 cm mas que apresentam características de malignidade ou estão presentes em pessoas que já apresentam maior risco de terem nódulos malignos.

A grande maioria dos nódulos tireoidianos são benignos, muitos apresentam estrutura cística que praticamente descartam potencial de malignidade. Nessa situação não é necessária realização de punção e o nódulo requer apenas acompanhamento clínico.

Como entender o resultado de uma punção de nódulo de tireoide?

O resultado da punção do nódulo tireoidiano é categorizado em um sistema de classificação chamado Bethesda:

Classe I (Insatisfatória ou não diagnóstica): a amostra de tecido colhida é insuficiente ou não permite nenhuma avaliação ou diagnóstico.

Classe II (Benigno): não há células sugestivas de malignidade, portanto, não é necessário novos exames e não está indicado nenhum tratamento.

Classe III (Atipia ou significado indeterminado ou lesão folicular de significado indeterminado): Foram encontradas células com alterações e não é possível descartar malignidade, portanto, a depender do contexto clínico e do resultado do ultrassom realizado previamente o médico pode optar por repetir o exame ou encaminhar para cirurgia.

Classe IV (Neoplasia folicular ou suspeito para neoplasia folicular): Nessa situação também é necessário diferenciar entre lesão maligna ou benigna, mas só a punção não é suficiente, por isso o médico encaminhará para a cirurgia.

Classe V (Suspeito de malignidade): Esse resultado mostra alta suspeita de lesão maligna portanto a conduta tomada é realização de cirurgia com retirada de todo o lobo acometido ou de toda a tireoide (tireoidectomia total).

Classe VI (Maligno): Há a presença clara de neoplasia maligna, na maioria dos casos está indicada a tireoidectomia total.

Lembre-se que todo exame deve ser interpretado pelo médico que o solicitou, que a partir dele conseguirá determinar o melhor diagnóstico possível e a linha de tratamento a seguir. Portanto, para avaliação de nódulos de tireoide e interpretação de exames consulte o seu médico.