Gosto amargo na boca pode ser sintoma de quê?

O gosto amargo na boca é uma alteração da sensação do gosto chamada disgeusia. Ela pode surgir devido à várias causas como problemas na boca, alterações hormonais na gravidez, alimentos, medicamentos, ou ainda, como um sintoma de algumas doenças do organismo.

Algumas possíveis causas para o gosto amargo: língua com placa bacteriana (saburra), dentes cariados, problemas nas gengivas, inflamações na boca, como abcessos dentários, boca seca, por diminuição da produção de saliva, doenças do fígado acompanhadas de icterícia, que é a coloração amarelada da pele, olhos e mucosas, hábito de fumar ou mascar tabaco, uso de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos, antialérgicos, anticonvulsivantes e antiparasitários, distúrbios digestivos como gastrite e esofagite de refluxo, transtornos de ansiedade e depressão, carência de vitamina B.

O clínico geral é o médico que poderá diagnosticar a causa da sensação de gosto amargo na boca e tratá-la ou indicar um outro profissional da saúde para fazê-lo.