Gosto metálico na boca, o que pode ser?

O gosto metálico pode ter várias causas como as alterações hormonais presentes na gravidez, alimentos, medicamentos, ou ainda, como um sintoma de algumas doenças do organismo. O gosto metálico na boca é um tipo de alteração da sensação do gosto, chamada disgeusia.

Algumas possíveis causas para o gosto metálico são: medicamentos como metronidazol, antibióticos, vitamina B12 e ferro, gravidez, boca seca, por diminuição da produção de saliva, intoxicação por mercúrio ou chumbo, uso de prótese mal posicionada ou aparelhos ortodônticos por longos período sem revisão, infecção e alguns tipos de cirurgia no ouvido, doença de Ménière, distúrbios neurológicos e insuficiência renal.

A eliminação do gosto metálico depende da identificação e tratamento de sua causa. Em algumas situações, como a gravidez, o gosto metálico desaparecerá naturalmente no decorrer da gestação ou após o nascimento do bebê.

O clínico geral pode diagnosticar a causa para as alterações do gosto ou orientar o encaminhamento para um outro profissional.