Grávida pode tomar Gatorade?

“Estou grávida e ouvi dizer que o Gatorade pode fazer bem durante a gestação. Mas também tem quem diga que faz mal. Posso tomar Gatorade estando grávida?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Obstetra perto de você

O Gatorade pode ser ingerido durante a gravidez. Mas deve-se ter cuidado para não ingeri-lo em excesso, pois pode sobrecarregar os rins. Por isso, gestantes com problemas renais, hipertensão ou diabetes só devem tomá-lo quando for prescrito por um médico.

As bebidas isotônicas como o Gatorade são indicadas para hidratação, reposição de sais minerais e fornecimento de energia. Por isso, seu uso é indicado durante ou após a prática de esportes e, em alguns casos, como uma alternativa ao soro de reidratação oral.

O uso do Gatorade durante o trabalho de parto pode ser bom para algumas gestantes. Isso porque o consumo de energia é muito alto nesse momento e o consumo de alimentos sólidos aumenta o risco de problemas pulmonares, especialmente no caso da necessidade de anestesias. O jejum, por outro lado, parece atrapalhar no trabalho de parto. Como o Gatorade mantém a hidratação e ao mesmo tempo dá energia, ele evita os efeitos do jejum, sendo uma alternativa mais segura.

Caso tenha interesse em abordar melhor este tema, ou caso tenha outras dúvidas sobre a alimentação durante a gravidez, o ideal é que consulte um obstetra ou um nutricionista, para adequar o seu plano alimentar de acordo com o seu histórico de saúde e de gestação.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Obstetra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Grávida pode tomar dipirona?

Grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gestação, somente se indicado pelo seu obstetra. Entenda melhor se a grávida pode tomar dipirona e os riscos.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Grávida pode tomar nimesulida?

A nimesulida só deve ser usada na gravidez sob orientação e prescrição médica, pois é importante avaliar bem os riscos e benefícios do uso do medicamento na gestação. Entenda melhor em que casos se pode usar a nimesulida na gravidez, quando evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Grávida pode tomar energético?

Entenda se as bebidas energéticas podem ser consumidas durante a gravidez e o que é importante evitar, para garantir uma gestação saudável. Veja também qual o médico que pode consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Homem pode tomar cabergolina?

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar alguns problemas de saúde. Veja quando a cabergolina pode ser usada em homens e seus efeitos no corpo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Grávida pode beber chá de camomila?

Veja se a grávida pode tomar chá de camomila e entenda em que situações se deve evitar tomar chá. Confira também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Donaren pode engordar?

O Donaren pode levar ao aumento do peso, pois um possível efeito colateral é o aumento do apetite. No entanto, essa é uma situação incomum. Entenda quando o Donaren pode causar aumento do peso e o que fazer se estiver engordando.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

Os principais sintomas de gravidez são atraso da menstruação, enjoos matinais, alterações de humor, cansaço e vontade de urinar. Conheça os 14 primeiros sinais de gravidez, como evoluem semana a semana e quando fazer o teste de gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo 8 sintomas de gravidez antes do atraso (e como saber se é gravidez)

8 sintomas de gravidez antes do atraso (e como saber se é gravidez)

Antes do atraso menstrual, é possível que surjam alguns sintomas que podem indicar gravidez, como dor nas mamas, cansaço excessivo e cólicas, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de gravidez antes do atraso e quando fazer o exame de gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo Febre na gravidez: o que pode ser, o que fazer e riscos para o bebê

Febre na gravidez: o que pode ser, o que fazer e riscos para o bebê

A febre na gravidez pode surgir devido a gripes, resfriados, pneumonia, COVID-19, dengue ou infecção urinária, ou até por gravidez ectópica, podendo estar acompanhada de sintomas como dor ao urinar, falta de ar, dor no corpo ou dor de cabeça. Veja o que pode ser febre na gravidez, o que fazer e riscos para o bebê.

Imagem ilustrativa do artigo 16 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez

16 formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez

O enjoo na gravidez é um sintoma normal e pode ser tratado com medidas simples e caseiras como beber chá de gengibre ou chupar um picolé de limão, por exemplo. Saiba outras formas naturais de aliviar os enjoos na gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo 8 formas naturais de tratar a dor de garganta na gravidez

8 formas naturais de tratar a dor de garganta na gravidez

O tratamento da dor de garganta na gravidez pode ser feito com medidas simples e caseiras como gargarejos com água morna e sal, beber o suco ou chá de romã ou até mesmo comer mais alimentos com vitamina C. Veja todas as formas naturais para aliviar a garganta inflamada na gravidez e como fazer cada uma delas.

Imagem ilustrativa do artigo Sangramento na gravidez: causas e o que fazer (por trimestre)

Sangramento na gravidez: causas e o que fazer (por trimestre)

É normal um pequeno sangramento vaginal durante a gravidez, especialmente após o contato íntimo no último trimestre de gravidez. Mas existem outras causas graves, como gravidez ectópica, aborto ou descolamento da placenta que devem ser investigadas pelo obstetra. Conheça as principais causas de sangramento na gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar

Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar

A alimentação na gravidez deve ser feita de acordo com a orientação do nutricionista, sendo importante a mulher incluir alimentos ricos em ferro, ácido fólico, zinco, ômega-3 e vitaminas do complexo B. Confira o que comer durante a gravidez e o que evitar.

Imagem ilustrativa do artigo O que pode ser a dor de barriga na gravidez (e o que fazer)

O que pode ser a dor de barriga na gravidez (e o que fazer)

A dor na barriga durante a gravidez é quase sempre passageira e, por isso, não indica nada grave, mas por vezes pode indicar alterações na placenta ou trabalho de parto. Saiba reconhecer as principais causas de dor em cada trimestre, o que fazer e quando ir ao médico.