Perguntar
Fechar

Infecção urinária é contagiosa?

Me relaciono com uma pessoa que esta apresentando um quadro de infecção urinária, minha dúvida é a seguinte: É contagioso? Mesmo eu não apresentando nenhum sintoma, devo me medicar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Pode ser contagioso. O fato de ser ou não contagioso depende muito do tipo de infecção, do patógeno que está causando essa infecção, se o(a) parceiro(a) já está em tratamento, há quanto tempo, entre outros fatores.

Porém, no caso da infecção ser originada por doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a clamídia, sim, o risco de contaminação é alto, e deve ser tratado o quanto antes com a medicação específica para essas doenças. Cabe ao seu médico avaliar e prescrever.

Saiba quais os sintomas da gonorreia.

No caso de infecção urinária por outros patógenos, como a E.Coli ou Proteus, embora não sejam patógenos sexualmente transmissíveis, a contaminação pode haver naturalmente pelo ato sexual, simplesmente pela proximidade da região genital com a anal (aonde habitam as bactérias).

De toda forma, não está indicado tratamento por conta própria, principalmente se for com uso de antibióticos, sem uma avaliação médica prévia. Deve ser definido primeiro o agente causador, para a escolha correta do medicamento.

Infecção urinária

A infecção urinária se caracteriza pela presença de bactérias na via urinária e é classificada de acordo com o órgão acometido. A infecção mais prevalente é a cistite (infecção na bexiga), depois a uretrite (infecção na uretra), prostatite (na próstata) e pielonefrite (quando atinge ureteres e rins), condição mais grave, conhecida também por infecção urinária "alta".

A cistite é mais comum nas mulheres, devido a sua anatomia e a bactéria responsável por até 80% dos casos de infecção urinária é a E. coli.

Já nos homens, devido a sua anatomia mais favorável, pela maior distância entre o ânus e uretra, a infecção urinária é menos frequente. Quando ocorre, pode estar associada à presença de cálculos renais, estenose de uretra ou aumento do volume da próstata, especialmente em homens acima dos 50 anos de idade.

Existem ainda algumas condições que favorecem o desenvolvimento de infecção urinária, são elas a diabetes, hábitos inadequados de higiene, introdução de objetos ou corpos estranhos, menstruação, doenças neurológicas e DST (doenças sexualmente transmissíveis).

Portanto, recomendamos procurar atendimento médico, que deverá avaliar o seu caso, e definir a melhor opção de tratamento.

Leia também: Quais são os sintomas e causas de uma infecção urinária?