Perguntar
Fechar

Insuficiência cardíaca pode ser genética?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, insuficiência cardíaca pode ter origem genética, se for causada por problemas no coração que podem estar presentes desde o nascimento, como cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco), doença valvular cardíaca, arritmias (batimentos cardíacos irregulares) e defeitos cardíacos congênitos (problemas com a estrutura do coração, presentes ao nascimento).

Porém, a insuficiência cardíaca de origem genética não é muito frequente. As causas mais comuns de Insuficiência cardíaca são decorrentes de doenças ou fatores de risco que alteram com o decorrer do tempo a morfologia e o funcionamento do coração, como doença coronariana, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes.

O tratamento desses problemas pode prevenir, evitar a evolução ou até melhorar a insuficiência cardíaca.

Leia também: Quais as causas da insuficiência cardíaca congestiva?

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não é capaz de bombear sangue suficiente para todo o corpo. Há casos em que o coração não se enche de sangue suficientemente. Em outros casos, o coração não tem força para conseguir bombear sangue para o resto do corpo. Alguns pacientes têm os dois problemas.

É muito importante identificar e compreender as causas que provocaram a insuficiência cardíaca para definir o tipo de tratamento que deverá ser seguido pelo médico cardiologista, clínico geral ou médico de família responsável.

Saiba mais em:

Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca?

Insuficiência cardíaca tem cura? Como é o tratamento?

É possível prevenir a insuficiência cardíaca congestiva?