Médico Online

A função principal do site é disponibilizar um médico online grátis para tirar dúvidas.

Médico Online é mais um conceito, uma idéia. Caso você digite este termo em uma ferramenta de busca será remetido a um grande número de sites com artigos falando a respeito de algum assunto referente a saúde ou doenças, alguns são bem específicos para determinadas especialidades e outros nem são sites sobre saúde, esses sites aparecem na busca porque são sites relevantes e que possuem algum texto com o termo “médico online” sem nenhum realmente disponibilizar nenhum meio e ferramenta que traga um real impacto (benefícios) ao usuário. Ou melhor, dizendo, nenhum site coloca o usuário em contato direto com um médico, no caso um médico on-line.

Um tópico que precisa ser abordado é que a lei que rege o ato médico, ou seja, que determina o que é um ato medico e dita os preceitos do ato médico, de certa forma inviabiliza a consulta com um médico on-line nos moldes de uma consulta tradicional como a que conhecemos (obs.: a vídeo conferência entre médicos para tratar de casos específicos já esta bastante difundida), então uma consulta com um médico online poderia ser considerada ilegal? Em que moldes o médico online poderia ser uma realidade? Como disponibilizar um serviço de saúde que seja produtivo (benefícios reais para os pacientes) sem ir contra a lei?

Cada vez mais chegam pacientes para a consulta com as mãos cheias de páginas impressas com informações oriundas da internet. Não há nada de errado em buscar informações, é bom para as pessoas se informarem, o problema é que geralmente se buscam essas informações antes do diagnóstico médico, antes mesmo de se ir ao médico. Porém partindo dos sintomas e encontrando um grande número de textos falando sobre um grande número de doenças é muito fácil fazer confusões e até aumentar o grau de ansiedade devido a conclusões precipitadas. O leigo costuma fazer associações muito subjetivas e erradas a respeito do que está sentindo. Somente o médico, com seu conhecimento técnico e treinamento adequado deve fazer diagnósticos.

O momento ideal para essa interação entre médico e paciente é a consulta médica e o local ideal é o consultório do médico, este deve ser sempre o ponto central, será neste momento e neste local que estarão presentes: de um lado o conhecimento das mudanças e anomalias fisiológicas e corporais e do outro lado as queixas, as ansiedades, as apreensões e os medos do próprio paciente.

Os objetivos do médico on-line podem ser atingidos por meio da disponibilização de informações de qualidade feita por médicos baseada em suas próprias experiências de consultório; e também por meio de respostas às dúvidas dos usuários. A partir daí as pessoas podem pesquisar com mais segurança porque já estarão orientadas. Podem escolher melhor o médico que precisam consultar (especialidade médica) economizando dessa forma tempo e dinheiro e o mais importe de tudo reduzir a ansiedade em relação as possíveis doenças enquanto aguardam a consulta médica.

Importante:

Antes de fazer sua pergunta não esqueça de ler as "Regras do Site" para perguntas e respostas.

Também sobre este assunto