Não fiz curetagem, é perigoso?

“Tive um aborto, mas não fiz curetagem. Me falaram que é preciso fazer. É realmente perigoso não fazer a curetagem após um aborto?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Não fazer a curetagem não tem nenhum risco, desde que todo o conteúdo uterino seja eliminado após o aborto. Por isso, mulheres que sofreram um aborto devem sempre consultar um ginecologista, para avaliar se todo o conteúdo uterino foi eliminado.

Além disso, é importante observar se existem sintomas que indiquem que alguma coisa não está bem, como dor, febre ou sangramento intenso.

A curetagem é feita após um aborto retido, mas nem sempre é necessária. Em muitos casos, o médico pode propor aguardar a eliminação natural do conteúdo uterino. Em outros casos, pode ser realizada a aspiração uterina ou ser usado um medicamento para indução da eliminação.

100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Hérnia umbilical é perigoso?

Entenda melhor se a hérnia umbilical é uma condição perigosa, quando precisa se preocupar e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ter "mama densa" é perigoso?

Entenda o que significa ter "mama densa" no resultado da mamografia e se pode ser um sinal de câncer ou alguma outra condição perigosa. Veja também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Útero inflamado é perigoso?

A inflamação no útero pode ser perigosa, dependendo da sua causa e localização. Entenda melhor de o útero inflamado é perigoso.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Não fiz a curetagem, posso engravidar?

Nem sempre é necessário fazer curetagem após um aborto para poder engravidar novamente. Entenda em que situação se recomenda fazer a curetagem e veja que outros cuidados se precisa ter após um aborto para engravidar novamente.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Pressão 14x10 é perigoso?

A pressão 14x10 pode ser perigosa quando não é uma medida isolada. Saiba o que fazer quando a pressão se mantém acima de 14x9 e quais os riscos associados.

Foto do autor do artigo Dr. Andre Feldman
Dr. Andre Feldman

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Recuperação após a curetagem: cuidados, exames e como fica o útero

Recuperação após a curetagem: cuidados, exames e como fica o útero

A recuperação da curetagem é de cerca de 1 a 2 semanas, podendo a mulher apresentar cólicas ou sangramento leve, devendo ter alguns cuidados como fazer repouso, evitar contato íntimo e uso de absorvente interno. Veja como é a recuperação após a curetagem, cuidados, exames e como fica o útero.

Imagem ilustrativa do artigo Quando engravidar após a curetagem

Quando engravidar após a curetagem

O tempo que é preciso esperar para engravidar após uma curetagem varia de acordo com o seu tipo. Confira quanto tempo deve esperar para engravidar após cada tipo de curetagem.

Imagem ilustrativa do artigo Não fiz a curetagem, posso engravidar?

Não fiz a curetagem, posso engravidar?

Nem sempre é necessário fazer curetagem após um aborto para poder engravidar novamente. Entenda em que situação se recomenda fazer a curetagem e veja que outros cuidados se precisa ter após um aborto para engravidar novamente.

Imagem ilustrativa do artigo Curetagem: o que é, como é feita, quando fazer e riscos

Curetagem: o que é, como é feita, quando fazer e riscos

A curetagem é uma cirurgia em que é feita a raspagem da parede do útero e remoção do seu conteúdo, normalmente sendo indicada em caso de aborto e sangramento uterino grave. Entenda o que é a curetagem, quando é indicada, como é feita e riscos.

Imagem ilustrativa do artigo Aborto retido: o que é, sintomas, causas e tratamento

Aborto retido: o que é, sintomas, causas e tratamento

Aborto retido é quando existe morte embrionária, mas o feto não é expulso para o exterior, podendo ficar retido dentro do útero por semanas ou mesmo meses. Entenda melhor o que é o aborto retido, que sintomas podem surgir, suas causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 8 principais sintomas de aborto

8 principais sintomas de aborto

Os sintomas de aborto podem surgir em qualquer mulher até a semana 20 de gestação, podendo haver perda de sangue ou de líquidos pela vagina, dor na barriga e ausência de movimentos do bebê por mais de 5 horas, sendo importante que o médico seja consultado. Saiba identificar os sintomas de aborto.

Imagem ilustrativa do artigo Aborto espontâneo: o que é, sintomas, causas e tratamento

Aborto espontâneo: o que é, sintomas, causas e tratamento

O aborto espontâneo é a perda da gravidez antes das 20 semanas de gestação, percebido através de sintomas como sangramento vaginal ou dor abdominal forte, e geralmente é causado por má formação fetal ou infecções maternas. Veja outros sintomas do aborto espontâneo, suas causas e como é feito o tratamento .

Imagem ilustrativa do artigo Sangramento pós-parto (lóquios): cuidados e quando se preocupar

Sangramento pós-parto (lóquios): cuidados e quando se preocupar

O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquios, dura em média 5 semanas e surge logo após o parto. Entenda melhor porque acontece, quais os cuidados mais importantes e quando é importante ir ao médico.