Perguntar
Fechar
Quais os sintomas de nódulo na tireoide?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O principal sinal de um nódulo na tireoide é a presença de um caroço na região anterior do pescoço, em frente à garganta. Contudo, nem todos os nódulos crescem ao ponto de ser notado, e a maioria deles não causa sintomas específicos, pelo menos no início da doença.

Quando existem sintomas, estes são provocados pela produção excessiva dos hormônios da tireoide, pelo nódulo ou pela compressão de estruturas adjacentes ao tumor, no caso dos nódulos grandes.

Se o nódulo produzir hormônios tireoidianos em maior quantidade, a pessoa irá apresentar sintomas de hipertireoidismo, o que pode incluir ansiedade, irritabilidade, insônia, aumento de apetite, emagrecimento, diarreia, cansaço, fraqueza, tremores, aumento da transpiração e olhos arregalados.

Veja também: Quais são os sintomas de tireoide alterada?

Esse tipo de nódulo de tireoide é chamado de hiperfuncionante, uma vez que produz grandes quantidades de hormônios.

Por outro lado, existem também os nódulos de tireoide que não produzem hormônios, chamados hipofuncionantes, mas que podem causar sintomas se começarem a crescer e comprimir estruturas vizinhas. 

Esses nódulos costumam ser grandes e podem ser notados se a pessoa palpar a região do pescoço conhecida por "gogó", localizado na parte anterior do pescoço, ou quando ela se olha ao espelho e visualiza o caroço na garganta. 

O crescimento exacerbado do nódulo também pode comprimir outros órgãos e estruturas vizinhas causando: dificuldade para engolir ou até respirar, rouquidão ou engasgos. Nódulos de tireoide grandes também dão a sensação de que existe um "caroço na garganta".

A presença de um nódulo na tireoide requer atenção, já que o principal sinal de câncer de tireoide é o aparecimento de um nódulo ou inchaço no pescoço. Embora grande parte dos casos de câncer de tireoide sejam assintomáticos, ou seja, sem qualquer sinal ou sintoma, alguns sintomas podem estar presentes, sem que seja dada a devida importância, como a tosse persistente, dificuldade para engolir, rouquidão prolongada ou alteração na voz.

Saiba mais em: Quais são os sintomas de câncer de tireoide?

Vale lembrar que a maioria dos nódulos encontrados na tireoide são tumores benignos, sem risco de evoluir para um tumor maligno (câncer).

Mesmo assim, a presença de nódulos, cistos ou caroços na tireoide devem ser avaliados por um médico endocrinologista, pois somente através de testes específicos será possível determinar se o caso é de um tumor benigno ou maligno.

Leia também: Nódulo na tireoide é perigoso? Qual é o tratamento?

Também podem lhe interessar:

Um nódulo benigno pode virar maligno?

O que pode causar tireoide alterada?

Caroço no pescoço, o que pode ser?

Nódulo na tireoide é perigoso? Qual é o tratamento?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Os nódulos na tireoide geralmente não são perigosos, já que se tratam de tumores benignos na grande maioria dos casos. Em alguns casos não é necessário nenhum tratamento, em outros casos pode ser necessário realizar acompanhamento clínico, cirurgia ou administração de iodo radioativo, dependendo do tipo de nódulo.

O risco de um nódulo na tireoide ser câncer é baixo, uma vez que apenas cerca de 10% dos nódulos são malignos.

Contudo, mesmo que não seja canceroso, o nódulo de tireoide pode produzir grandes quantidades de hormônios tireoidianos e causar hipertireoidismo. Os sintomas nesses casos podem incluir ansiedade, irritabilidade, dificuldade para dormir, apetite voraz, perda de peso, cansaço, entre outros.

Em algumas situações, o nódulo de tireoide pode crescer muito e comprimir estruturas e órgãos vizinhos, como esôfago e traqueia, causando dificuldade para engolir e respirar,no entanto esse tipo de situação é rara.

O tratamento para os nódulos na tireoide depende do tipo de nódulo diagnosticado. Tumores benignos pequenos, que não produzem hormônios, podem ser apenas monitorados pelo médico clínico.

Para casos de nódulos cancerosos ou suspeitos é indicada a remoção cirúrgica da tireoide, conhecida como tireoidectomia. Após a cirurgia, o tratamento pode continuar com iodo radioativo. O objetivo é destruir eventuais células cancerosas que podem ter permanecido no local.

O tratamento para os nódulos de tireoide que produzem hormônios ou comprimem estruturas próximas também é feito através de cirurgia ou com iodo radioativo.

Se o nódulo não aumentar de tamanho, nenhuma intervenção é necessária. Contudo, se o nódulo começar a crescer, pode ser indicada a sua remoção cirúrgica.

A avaliação e acompanhamentos de nódulos pequenos e benignos pode ser realizado pelo médico de família e comunidade. Em casos de tumor ou produção excessiva de hormônios é necessária a avaliação por um médico endocrinologista.

Também podem lhe interessar:

Quais os sintomas de nódulo na tireoide?

O que pode causar tireoide alterada?

Caroço no pescoço, o que pode ser?

Um nódulo benigno pode virar maligno?

O que é nódulo hipoecoico? Pode ser grave?

Quais são os sintomas de tireoide alterada?

Referência

CBRDI. Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

O que é bocio adenomatoso multinodular?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Significa aumento da tireoide com a presença de vários nódulos na tireoide. O bócio multinodular é o termo usado para se referir ao aumento da glândula tireoide devido a multiplicação de células da tireoide chamadas tireócitos, que forma múltiplos nódulos. É uma doença benigna da tireoide influenciada pela carência de iodo na dieta e por predisposição genética.

O bócio multinodular é uma doença relativamente frequente principalmente em áreas onde há deficiência de iodo na dieta alimentar. É mais frequente em mulheres do que em homens, como em outras doenças tireoidianas.

Bócio multinodular e hipertireoidismo

Os nódulos presentes no bócio multinodular podem apresentar um excesso de produção hormonal, fazendo com que os níveis de hormônios tireoidianos se elevem, levando a um quadro de hipertireoidismo. Quando isso ocorre tem-se o bócio multinodular tóxico.

Sintomas do bócio multinodular

Os sintomas do bócio multinodular, quando está presente uma elevação dos hormônios tireoidianos, são sintomas relacionados ao hipertireoidismo, como:

  • Aumento da frequência cardíaca (batimentos acelerados);
  • Tremores, principalmente em mãos;
  • Sudorese;
  • Nervosismo ou ansiedade;
  • Aumento do apetite;
  • Perda de peso repentina.

Um outro conjunto de sintomas se refere a compressão das estruturas próximas ao bócio quando este atinge grandes dimensões, nessa situação pode ocorrer:

  • Dificuldade de respirar ou engolir;
  • Sensação de bolo na garganta.
Tratamento do bócio multinodular

O tratamento do bócio multinodular irá depender dos sintomas que causa, da sua dimensão, toxicidade e também do contexto clínico de cada pessoa. Pode incluir uso de medicamentos, iodoterapia e mais raramente cirurgia.

Caso apresente sintomas sugestivos de bócio consulte o seu médico de família ou clínico geral para uma avaliação inicial.