O hímen pode se fechar depois de algum tempo sem ter relações sexuais?

“Quando fico algum tempo sem ter relações, sinto como se o hímen tivesse fechado novamente. Isso pode acontecer?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Quando a mulher já iniciou sua vida sexual, o hímen não se fecha novamente, mesmo após passar um tempo sem ter relações sexuais.

O hímen é uma membrana presente na abertura da vagina e, com o início da atividade sexual, essa membrana se rompe e não se reconstitui novamente. Ou seja, uma vez que perde a membrana, a mulher ficará sem essa membrana.

Assim, a sensação de que o hímen pode ter se fechado provavelmente está relacionada com a elasticidade dos tecidos da vagina e músculos da pelve, que passam por uma adaptação no início da relação sexual. Essa sensação é breve e, na medida em que os tecidos se adaptam após o início da relação, tende a passar.

Portanto, a sensação do hímen fechado depois de algum tempo sem ter relações sexuais se deve provavelmente à elasticidade dos músculos da pelve e tecidos da vagina e não ao fechamento do hímen.

No entanto, caso sinta dor ou desconforto durante as relações íntimas, é recomendado consultar um ginecologista para verificar se existe algum problema que necessite de tratamento.

88% dos leitores acham este conteúdo útil (8 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

É normal ter cólica depois da relação sexual?

Ter cólica depois da relação sexual pode ser normal em algumas mulheres. Entenda melhor se é normal ter cólica depois da relação sexual.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

É normal ter cólica depois da relação sexual?

Ter cólica depois da relação sexual pode ser normal em algumas mulheres. Entenda melhor se é normal ter cólica depois da relação sexual.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Quanto tempo depois de usar pomada vaginal posso ter relações?

Normalmente pode-se voltar a ter relações sexuais assim que parar de usar a pomada vaginal. Entenda melhor quando se pode voltar a ter relações após usar a pomada e quais os cuidados essenciais.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Casal com o mesmo tipo de sangue pode ter filhos?

O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê. Entenda melhor se o casal com o mesmo tipo de sangue pode ter filhos.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Quais podem ser os tipos sanguíneos dos meus filhos?

O tipo sanguíneo dos filhos depende dos tipos sanguíneos do pai e da mãe e existem resultados bem definidos para todas as combinações. Confira os tipos sanguíneos que os filhos podem ter de acordo com o tipo sanguíneo dos pais.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada?

Sentir cheiro de cigarro do nada pode estar associada a resfriados, gripes, sequela de um traumatismo craniano e problemas psiquiátricos em alguns casos. Confira o que pode ser sentir cheiro de cigarro do nada e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo É normal ter cólica depois da relação sexual?

É normal ter cólica depois da relação sexual?

Ter cólica depois da relação sexual pode ser normal em algumas mulheres, especialmente em caso de falta de lubrificação do canal vaginal ou penetração muito profunda durante o contato íntimo.

Imagem ilustrativa do artigo Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

As feridas na vagina podem surgir devido a alergias a roupas íntimas ou lesões, causadas por atrito com a roupa ou contato íntimo, mas também pode indicar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, cancro mole ou herpes genital. Veja as principais causas de feridas na vagina e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Caroço ou bolinha na vagina: o que pode ser (e como tratar)

Caroço ou bolinha na vagina: o que pode ser (e como tratar)

Um caroço ou bolinha na vagina é quase sempre sinal de inflamação das glândulas de Bartholin ou de Skene. No entanto, também pode ter causas mais simples, como um pelo encravado ou uma espinha. Veja as causas mais comuns para o aparecimento de um caroço na vagina e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Dor na vagina: o que pode ser e o que fazer

Dor na vagina: o que pode ser e o que fazer

A dor na vagina pode ter vários significados, desde infecções urinárias até a presença de cistos no ovário. Essa dor é comum entre as mulheres, mas deve ser observada e acompanhada por um ginecologista. Saiba quais são as principais causas de dor na vagina e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Anel vaginal (Nuvaring): o que é, como funciona e como usar

Anel vaginal (Nuvaring): o que é, como funciona e como usar

O anel vagina é um método contraceptivo que permite maior conforto para a mulher, pois só precisa ser colocado 1 vez por mês. Entenda melhor como funciona, como usar e quais as principais vantagens, assim como os possíveis efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa do artigo Dor vaginal na gravidez: 8 causas comuns (e o que fazer)

Dor vaginal na gravidez: 8 causas comuns (e o que fazer)

A dor vaginal na gravidez acontece principalmente devido ao desenvolvimento normal do bebê, mas também pode ser um sinal de problemas mais sérios como infecção urinária, infecções sexualmente transmissíveis ou vaginismo. Confira as causas mais comuns de dor vaginal na gravidez e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Sangramento após a relação: 6 causas (e o que fazer)

Sangramento após a relação: 6 causas (e o que fazer)

O sangramento após a relação é relativamente comum, especialmente em mulheres que tiveram esse tipo de contato pela primeira vez. No entanto, também pode ser sinal de algum problema mais graves. Ginecologista explica causas mais comuns e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Pontadas na vagina: 8 causas comuns (e o que fazer)

Pontadas na vagina: 8 causas comuns (e o que fazer)

As pontadas na vagina podem indicar algum problema de saúde, como o vaginismo ou varizes na vulva, ou podem ocorrer por causa do peso do bebê no final da gravidez ou por excesso de exercícios físicos. Saiba mais o que pode ser pontadas na vagina e o que fazer.