O que é a leucocitose e quais são as causas?

A leucocitose é o aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Pode ser causada pela presença de infecção no organismo, por situações como exercícios físicos, gestação ou por leucemias. Os leucócitos são responsáveis pela resposta do organismo à agentes causadores de doenças ou à situações de esforço físico e estressantes. São divididos em neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.​ O seu aumento no sangue, acima de 11.500 por milímetro cúbico de sangue, é considerado uma leucocitose. Porém, a sua causa depende de suas características e o do tipo leucócito aumentado.

As leucocitoses fisiológicas ocorrem em resposta à um estresse agudo do organismo como no caso de exercícios físicos vigorosos, anestesia e gravidez, as leucocitoses reativas ocorrem devido às infecções por bactérias, inflamações e em doenças que afetam o metabolismo do corpo e as leucocitoses patológicas ocorrem em doenças como leucemias, mieloides, linfoides e linfoma.

Não só a avaliação das características da leucocitose, como também o exame clínico do paciente podem orientar o médico para o diagnóstico correto. O clínico geral é o médico que pode realizar inicialmente o diagnóstico da leucocitose e orientar o seu tratamento ou o encaminhamento para outro especialista.