O que é hiperplasia linfoide reacional?

“No laudo do meu exame está escrito "hiperplasia linfoide reacional", o que isso significa?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Hematologista perto de você

A hiperplasia linfoide reacional é o aumento do número de linfócitos, que são células de defesa que fazem parte do sistema imunológico. Esse tipo de hiperplasia ocorre como uma resposta imunitária normal a micro-organismos invasores como vírus e bactérias, embora também possa ser um sinal de crescimento anormal de algum tecido no corpo, como acontece no caso de leucemia ou linfoma.

O tratamento da hiperplasia linfoide reacional depende da sua causa. Se o aumento do número de linfócitos for decorrente de uma infecção bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos. Já se for secundária a algum tipo de câncer, o tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A proliferação dos linfócitos e o consequente inchaço dos linfonodos tendem a continuar até que a infecção ou a doença seja resolvida espontaneamente ou tratada com os medicamentos e meios específicos.

Nossa recomendação
A hiperplasia linfoide reacional deve ser avaliada em conjunto com a histórico de saúde e a idade de cada pessoa. É, por isso importante consultar um hematologista, um clínico geral ou falar com o médico que requisitou o exame, para determinar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Qual médico consultar: Hematologista
Marcar consulta
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Hematologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que são células polimorfonucleares?

Polimorfonucleares são células do sangue responsáveis pela defesa, que podem ser identificadas no exame de sangue. Entenda melhor o que são as células polimorfonucleares, para que servem e o que significam no resultado do exame.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que fazer para baixar a creatinina alta?

Para baixar a creatinina alta é preciso que os rins recuperem a sua capacidade de filtrar o sangue, dado que não existe um medicamento específico. Veja como deve ser feito o tratamento para baixar a creatinina no sangue e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que significa hiperplasia foveolar e como tratar?

Hiperplasia foveolar é o aumento da tortuosidade e espessamento das pregas que existem na parede do estômago devido a multiplicação de células na mucosa. Entenda melhor o que significa hiperplasia foveolar e como tratar.

Foto do autor do artigo Dr. Antonio Carlos Moraes
Dr. Antonio Carlos Moraes

O que significa BI-RADS 2?

O BI-RADS 2 significa que foram identificadas alterações benignas no exame de mamografia. Entenda melhor o que significa BI-RADS 2 e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que significa exsudato neutrofílico?

Exsudato neutrofílico no papanicolau pode indicar que existe alguma inflamação ou infecção, mas também pode ser uma alteração normal. Entenda quando deve se preocupar e qual médico consultar no caso de exsudato neutrofílico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que são estrias atelectásicas no pulmão?

Veja o que significa o resultado de estrias atelectásicas no pulmão na tomografia computadorizada e saiba o que fazer e quais as opções de tratamento.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)

Existem diversas causas para a coceira no corpo, desde um simples ressecamento, até alergias ou doenças graves, como cirrose, diabetes ou linfoma. Confira a lista completa dos problemas mais comuns que causam coceira no corpo e o que fazer em cada situação para acabar com o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo Tadalafila: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Tadalafila: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

A tadalafila é um remédio utilizado para tratar a disfunção erétil, mas que também pode ser indicado para a hiperplasia benigna da próstata. Entenda melhor para que serve a tadalafila, como tomar, os possíveis efeitos colaterais e contraindicações.

Imagem ilustrativa do artigo 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

Infecção urinária, meningite, salmonelose e leptospirose são algumas das principais doenças causadas por bactérias. Conheça outras doenças causadas por bactérias, sintomas, tratamento e como pode ser feita a prevenção.

Imagem ilustrativa do artigo Nódulo no fígado: o que pode ser e quando pode ser câncer

Nódulo no fígado: o que pode ser e quando pode ser câncer

Na maioria dos casos, o nódulo no fígado é benigno e, por isso, não é perigoso, no entanto também pode ser um sinal de problemas como hemangioma, adenoma ou hiperplasia nodular. Veja o que pode ser um nódulo no fígado e quando pode ser sinal de câncer.

Imagem ilustrativa do artigo Linfonodos inchados: o que são e quando podem ser câncer

Linfonodos inchados: o que são e quando podem ser câncer

Os linfonodos cervicais quando estão aumentados podem indicar infecção de garganta, gripe ou resfriado, por exemplo. Já os linfonodos axilares podem ser devido a ferida ou infecção na mão ou no braço. Conheça outras causas dos linfonodos em várias partes do corpo e quando podem ser graves.

Imagem ilustrativa do artigo Íngua na axila: o que pode ser e o que fazer

Íngua na axila: o que pode ser e o que fazer

A íngua na axila pode surgir devido a inflamações ou infecções na região, como a foliculite, furunculo ou linfadenite, mas também pode surgir devido a doenças autoimunes, reações à vacinas ou câncer, causando dor ou desconforto, vermelhidão na região ou febre. Veja o que pode ser a íngua na axila e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Hiperplasia benigna da próstata: o que é, sintomas, causas e tratamento

Hiperplasia benigna da próstata: o que é, sintomas, causas e tratamento

A hiperplasia benigna da próstata, ou HBP, é um aumento da próstata que surge naturalmente nos homens após os 50 anos, gerando sintomas como vontade frequente para urinar ou dificuldade para esvaziara bexiga. Entenda melhor o que é, porque acontece, outros sintomas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Hiperplasia nodular focal: o que é, sintomas causas e tratamento

Hiperplasia nodular focal: o que é, sintomas causas e tratamento

A hiperplasia nodular focal é um tumor benigno com cerca de 5 cm de diâmetro, que se localiza no fígado. Veja o que se sabe sobre as causas, sintomas e como deve ser feito o tratamento.