O que são estrias atelectásicas no pulmão?

“Fiz uma tomografia computadorizada e o médico identificou estrias atelectásicas no pulmão, o que é isso? É grave? Preciso fazer algum tratamento?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Pneumologista perto de você

Estrias atelectásicas no pulmão são cicatrizes decorrentes de alguma infecção ou processo inflamatório pulmonar. Tratam-se de sequelas pulmonares de lesões antigas ou atuais. O próprio cigarro pode lesionar os pulmões e deixar cicatrizes pulmonares.

As estrias atelectásicas no pulmão são compostas por tecido conjuntivo fibroso, o mesmo tecido presente nas cicatrizes da pele. Da mesma forma que os cortes e as lesões na pele deixam cicatriz, assim também acontece nos órgãos internos. A função do tecido cicatricial é preencher o espaço deixado pelo tecido do órgão que foi destruído.

Portanto, as estrias pulmonares observadas na tomografia computadorizada de tórax não são uma doença que requeira tratamento, mas sim uma marca deixada por inflamações pulmonares. Assim como ocorre na pele, essas cicatrizes muitas vezes já estão bem definidas e não há muito o que fazer. Contudo, em situações muito específicas, as estrias podem ser removidas através de cirurgia.

Nossa recomendação
O resultado de "estrias atelectásicas no pulmão" deve ser sempre avaliado por um pneumologista, ou pelo médico que pediu o exame. O profissional irá analisar o resultado de acordo com o seu histórico de saúde e/ou sintomas apresentados, recomendando a melhor forma de tratamento.
Qual médico consultar: Pneumologista
Marcar consulta
100% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Pneumologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que são células polimorfonucleares?

Polimorfonucleares são células do sangue responsáveis pela defesa, que podem ser identificadas no exame de sangue. Entenda melhor o que são as células polimorfonucleares, para que servem e o que significam no resultado do exame.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que significa exsudato neutrofílico?

Exsudato neutrofílico no papanicolau pode indicar que existe alguma inflamação ou infecção, mas também pode ser uma alteração normal. Entenda quando deve se preocupar e qual médico consultar no caso de exsudato neutrofílico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que fazer para baixar a creatinina alta?

Para baixar a creatinina alta é preciso que os rins recuperem a sua capacidade de filtrar o sangue, dado que não existe um medicamento específico. Veja como deve ser feito o tratamento para baixar a creatinina no sangue e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que é hiperplasia linfoide reacional?

Entenda o que é a hiperplasia linfoide reacional, suas causas, se pode ser grave e como é feito o tratamento. Veja também qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que significa lactobacillus sp no preventivo?

Entenda o que quer dizer Lactobacillus sp no resultado do preventivo, quando se preocupar e quando ir ao médico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que significa BI-RADS 2?

O BI-RADS 2 significa que foram identificadas alterações benignas no exame de mamografia. Entenda melhor o que significa BI-RADS 2 e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Dor no pulmão: 10 principais causas (e o que fazer)

Dor no pulmão: 10 principais causas (e o que fazer)

A dor no pulmão, na maior parte dos casos, está relacionada com problemas em outros órgãos do peito, ou mesmo com os músculos e articulações. Veja as causas mais comuns para esse tipo de dor e o que fazer para aliviar o desconforto.

Imagem ilustrativa do artigo Mancha no pulmão: 6 causas comuns (e o que fazer)

Mancha no pulmão: 6 causas comuns (e o que fazer)

A mancha no pulmão pode ser causada por infecções, malformação de vasos e até tumores, sendo identificada através de exames de imagem como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada. Veja quais as principais causas de mancha no pulmão e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Nódulo no pulmão é perigoso? Sintomas, causas e tratamento

Nódulo no pulmão é perigoso? Sintomas, causas e tratamento

O nódulo no pulmão é uma mancha que normalmente surge devido à malformação de vasos ou após infecções pulmonares, mas que também pode ser um possível sinal de câncer de pulmão. Entenda melhor o que é o nódulo no pulmão, sintomas, causas, qual o risco de câncer e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 5 principais causas de água no pulmão (e o que fazer)

5 principais causas de água no pulmão (e o que fazer)

A água no pulmão pode acontecer devido a problemas cardiovasculares ou ser consequência da prática de esportes em elevadas altitudes, no entanto em ambos os casos é importante que a pessoa vá ao hospital para que seja iniciado o tratamento e sejam evitadas complicações. Conheça as principais causas de água no pulmão.

Imagem ilustrativa do artigo Câncer de pulmão: 10 sintomas e como confirmar o diagnóstico

Câncer de pulmão: 10 sintomas e como confirmar o diagnóstico

O câncer de pulmão é uma doença grave que pode provocar sintomas pouco específicos e comuns a outras doenças respiratórias, como tosse seca, perda de peso e dificuldade para respirar. Confira os 10 sintomas que podem indicar câncer de pulmão e entenda quem tem maior risco.

Imagem ilustrativa do artigo 9 Sintomas de água no pulmão (e como confirmar)

9 Sintomas de água no pulmão (e como confirmar)

A presença de água no pulmão pode causar muita dificuldade para respirar, principalmente quando se está deitado, tosse, pele pálida e dor no peito. Veja quais são os principais sintomas de água no pulmão e como confirmar o diagnóstico.

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para água no pulmão

Tratamento para água no pulmão

O tratamento para água no pulmão tem como objetivo prevenir a ocorrência de complicações e normalizar os níveis de oxigênio circulantes no sangue, devendo ser feito no hospital. Entenda como é feito o tratamento para água nos pulmões, sinais de melhora e piora e como evitar que aconteça novamente.

Imagem ilustrativa do artigo 7 opções de tratamento do câncer de pulmão

7 opções de tratamento do câncer de pulmão

Apesar de ser grave e agressivo, o câncer de pulmão pode ter cura se for identificado precocemente. Entenda quais as opções de tratamento disponíveis para curar o câncer de pulmão e confira qual a expectativa de vida para este tipo de câncer.