O que significa Papanicolau Classe II?

Papanicolau classe II significa que existem alterações nas células do colo do útero, possivelmente uma inflamação causada por problemas não relacionados à tumores (neoplasias). No entanto, os resultados do Papanicolau não são mais fornecidos baseados na classes I, II, III, IV e V.

Antes de tornar-se câncer, as células do colo do útero sofrem alterações durantes um longo período. Essa fase é chamada neoplasia intraepitelial cervical (NIC), que é classificada em NIC I, II e III, conforme o grau de alterações encontradas nas células do colo do útero. Baseado nesses resultados será orientado o tratamento e, muitas vezes, será necessário somente o acompanhamento do problema com exames periódicos.

O exame de Papanicolau ou citologia oncótica cervical é o exame ginecológico para identificação do câncer do colo do útero. Para isso são retiradas células do colo do útero, através de uma leve raspagem com uma espátula de madeira e uma escovinha, e analisadas em laboratório. O exame deve ser realizado uma vez por ano pelas mulheres que têm vida sexual, principalmente entre os 25 e os 59 anos.

O ginecologista é o médico responsável pela avaliação do exame Papanicolau, diagnóstico das alterações encontradas e orientação sobre a necessidade de repetição do exame.