Perguntar
Fechar

O que significa uma contusão óssea na tíbia e na fíbula?

Gostaria de saber o que significa uma contusão óssea na tíbia e na fíbula, junto da articulação tíbio-fibular?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Uma contusão óssea na tíbia e na fíbula significa um traumatismo nos ossos da perna, geralmente causado por uma pancada.

A tíbia é o osso da "canela" e a fíbula (antigo "perônio") fica ao lado tíbia, na parte de fora da perna. O local de contato entre esses dois ossos é a articulação tíbio-fibular, onde ocorreu a contusão.

Uma contusão óssea deixa o osso "inchado" e provoca uma dor intensa. Ao contrário dos hematomas verificados na pele, onde o sangue tem espaço para se espalhar, no osso o sangue fica confinado a uma área pequena devido à falta de espaço para escoar. O resultado é um edema (inchaço) com bastante dor.

dor na tibia

Qual o tratamento para uma contusão óssea na tíbia e na fíbula?

  • Descanso: O paciente deve ficar pelo menos 15 dias sem praticar esportes e atividades que exigem muito esforço físico;
  • Fisioterapia: (deverá ser avaliado para indicação de um ou mais tipos de tratamento específico, como os exemplos descritos abaixo)
    • Exercícios para fortalecer outras partes próximas do corpo;
    • Estimulação elétrica para acelerar o tempo de recuperação;
    • Compressão com Wraps e Kinesio Taping para remover o excesso de líquido do local afetado e tornar a cicatrização mais rápida;
    • Massagem do tecido mole ao redor para melhorar a circulação e favorecer a reparação dos ossos;
    • Aparelhos de apoio, como cintas, órteses, bengalas, muletas, andadores, podem auxiliar a locomoção dos pacientes se necessário;
  • Medicamentos anti-inflamatórios.

Qual o tempo de recuperação de uma contusão óssea?

O tempo de recuperação varia entre duas semanas e um ano para cicatrizar por completo. Na maioria dos casos, o inchaço é reabsorvido após duas a seis semanas.

Casos que demoram 1 ano para cicatrizar são extremos e geralmente ocorrem devido a complicações ou problemas metabólicos, como a osteoporose, que bloqueiam a cicatrização.

O diagnóstico e o tratamento de uma contusão óssea são da responsabilidade do médico ortopedista.

Leia também: Qual a diferença entre entorse, luxação, contusão e fratura?