Para que serve e como usar o supositório de glicerina?

O supositório de glicerina é indicado no tratamento e/ou prevenção da constipação intestinal (prisão de ventre) e é utilizado para provocar a evacuação. A glicerina é um laxante hiperosmótico, ou seja, promove aumento da água na luz intestinal; o aumento de fluído estimula os movimentos peristálticos e a evacuação. A glicerina também age lubrificando e amolecendo as fezes impactadas e não causa danos à flora intestinal.

O supositório de glicerina não deve ser utilizado em algumas situações: apendicite, hemorragia retal não diagnosticada e obstrução intestinal.

Em pacientes adultos, deve ser utilizado um supositório ao dia, quando necessário, ou a critério médico. Modo de utilização: introduzir o supositório através da via retal e procurar retê-lo até que ocorra vontade de evacuar.

Em bebês, deve ser utilizado um supositório ao dia quando necessário, ou a critério médico. Modo de utilização: introduzir o supositório por via retal pela parte mais afilada e segurar com a ponta dos dedos a outra extremidade até que o fluxo fecal seja obtido.

Em crianças de até 12 anos de idade, utilizar um supositório ao dia quando necessário, ou a critério médico. Modo de utilização: introduzir o supositório através da via retal e procurar retê-lo até que ocorra a vontade de evacuar. De um modo geral, o efeito desejado de evacuação é alcançado alguns minutos após a introdução do supositório no reto.

Pode-se deixar o supositório de glicerina atuar por 15 a 30 minutos. Não é necessário que o produto se dissolva completamente para que produza o efeito desejado.

O uso do supositório deve ser orientado e prescrito por médico.