Perguntar
Fechar

Parei a pílula e tomei pílula do dia seguinte, e a pausa como faço?

Tomo anticoncepcional corretamente, porém estava tomando antibiótico e fiquei com medo de que ele cortasse o efeito da pílula, por esse motivo tomei a pílula do dia seguinte. Faltavam apenas dois dias para minha cartela terminar, mas como tomei a pílula do dia seguinte interrompi a cartela. Faço pausa de 7 dias. Agora estou na dúvida do cálculo que faço para voltar a tomar o anticoncepcional. Calculo 7 dias a partir do dia que tomei a pilula do dia seguinte e parei a cartela? Pergunto, pois se for dessa maneira irei iniciar a cartela 2 dias antes do que normalmente.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O recomendado é que reinicie a cartela após os 7 dias de pausa. Ou seja, no oitavo dia sem medicação, mesmo que para isso reinicie dois dias antes do planejado. E a partir de então procure manter conforme fazia o uso anteriormente.

Tome sempre um comprimido ao dia, todos os dias no mesmo horário.

A maioria dos antibióticos não interferem na eficácia dos anticoncepcionais, e a dosagem da pílula do dia seguinte é muito alta, por isso não deve ser feita quando não for mesmo necessário. Na dúvida entre em contato com seu médico ginecologista.

Saiba mais sobre o assunto em: Interação dos Anticoncepcionais com outros Remédios

Apesar de poucos medicamentos efetivamente reduzirem a eficácia dos anticoncepcionais, é fundamental que sempre informe ao médico os remédios que costuma usar, mesmo que não seja diariamente. Porque assim, antes de prescrever uma medicação, conseguirá avaliar os riscos de interação, efeitos colaterais e benefícios na escolha dos medicamentos.

Por exemplo, os anticonvulsivantes são medicamentos que sabidamente interferem na ação da maioria dos contraceptivos, por isso, essa é uma informação indispensável para o ginecologista, quando for decidir pelo melhor contraceptivo e devidas orientações para essa mulher.

Vale lembrar que além da gestação, é importante se prevenir quanto às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como sífilis, gonorreia, clamídia e HIV. A única forma de se prevenir quanto essas doenças é com uso de contraceptivos de barreira, como a camisinha.

Pode lhe interessar também: Só se pega gonorreia ao fazer sexo ou há outras maneiras?