Pergunte ao Médico
Como Funciona

Quais precauções tomar quando for fazer sexo pela primeira vez?

As precauções que deve tomar quando for fazer sexo pela primeira vez são as mesmas que deverá ter nas outras vezes que tiver uma relação sexual: usar preservativo sempre, para evitar uma gravidez indesejada e prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis (DST).

É importante lembrar que para prevenir a transmissão das DST, a camisinha deve ser usada em todo tipo de ato sexual (anal, oral e vaginal).

Se for uma mulher, é aconselhável agendar uma consulta com um médico ginecologista antes da primeira vez, não só para esclarecer dúvidas mas também para ele receitar uma pílula anticoncepcional.

Depois de tomadas todas as precauções para prevenir a transmissão de doenças e evitar uma gravidez não planejada, é importante que o casal crie intimidade e não tenha pressa para que as coisas aconteçam.

A tensão e a expectativa exagerada podem interferir diretamente no prazer de ambos, pois impedem a lubrificação vaginal e contraem a musculatura dessa região, dificultando a penetração.

No mais, não existem precauções específicas para serem tomadas na primeira relação sexual. Tirando a carga emocional que a primeira vez envolve, em termos biológicos, é uma relação sexual como qualquer outra.