Quais são os sintomas da apendicite?

Os sintomas da apendicite aguda geralmente iniciam-se com uma dor abdominal na região do estômago ou na região próxima ao umbigo, e depois passa a localizar-se na região inferior e lateral direita da barriga (a fossa ilíaca direita) podendo piorar com a tosse e ao andar. Falta de apetite, enjoos e vômitos, febre, geralmente um ou dois dias após o início das dores, barriga inchada (distensão abdominal), formação de gases e dificuldade para evacuar.

O apêndice é uma pequena bolsa de formato longo e fino, como um dedo, que se localiza no final do intestino grosso. Algumas situações podem provocar o seu entupimento com restos de fezes e causar uma inflamação. Os sintomas da apendicite aguda podem surgir de repente, ou de uma forma mais lenta.

Existem outras formas de apendicite, menos comuns, que são a apendicite crônica e a recorrente, que têm um desenvolvimento diferente da apendicite aguda. Geralmente os seus sintomas são crises de dor abdominal e na fossa ilíaca direita, acompanhadas ou não dos sintomas e sinais da apendicite aguda. Essas crises podem acontecer por algum tempo e serem confundidas com outras doenças como oclusão intestinal, Doença de Cröhn e diverticulites.

Na suspeita de apendicite aguda deve-se procurar um serviço médico com urgência.

Também sobre este assunto