Perguntar
Fechar

Quero saber sobre resultado de exame transvaginal, o quer dizer cada coisa?

Imagem uterina A.V.F., ecotextura miometrial heterogênea, apresentando nódulo sólido hipoecoico em parede corporal direita medindo 3,0 cm de diâmetro. Eco endometrial de contornos regulares, medindo 3 mm. Medidas uterinas: longitudinal: 7,7 cm, Ântero-posterior: 4,0 cm, Latero-lateral: 6,4 cm, Volume: 102,0 cm elevado a 3.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O resultado do exame apresenta um volume uterino levemente aumentado e um provável mioma uterino.

O que é imagem uterina em AVF?

O termo AVF significa anteversoflexão. Trata-se da apresentação mais comum do útero nas mulheres. Existem outras variações de posição, que são a medioversão (útero mediovertido) e a retroversão (útero retrovertido).

O que é ecotextura miometrial heterogênea?

O miométrio é a camada mais grossa do útero, composta por músculo. É a camada do meio do útero, portanto fica entre o endométrio (camada interna) e o perimétrio (camada externa).

Na ultrassonografia, essa camada é vista de maneira regular e uniforme. Quando por algum motivo, seja presença de nódulos, cistos ou tumores, ela apresenta irregularidade, a imagem é descrita como heterogênea.

Nódulo sólido hipoecoico

A presença de um nódulo hipoecoico, ou hipoecográfico, significa que existe um nódulo de baixa densidade, por isso reflete pouco na imagem do ultrassom. O que sugere na prática médica, entre outras patologias, um caso de mioma.

Volume uterino normal no exame de imagem (US)

No exame de ultrassom do útero existem medidas padrão, consideradas normais para a idade e peso, que variam entre 50 e 90 cm², podendo até chegar a 160 cm² para mulheres multíparas, sem que configure um problema de saúde.

Entretanto, um exame de imagem não é capaz de determinar um diagnóstico. É fundamental que o exame seja levado para o médico que solicitou o exame para uma avaliação completa e devidas orientações.

Pode lhe interessar também os seguintes artigos:

Referência:

FEBRASGO - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.