Regras para Perguntas

Existem leis e resoluções de órgãos competentes que regulam e fiscalizam a profissão de médico, assim como todas as outras profissões ligadas à área de saúde. Este site apenas funciona como um local para esclarecimentos de dúvidas gerais referentes ao tema saúde. Para atender à legislação vigente, proteger os profissionais colaboradores do site e proteger a saúde e integridade dos usuários e leitores do site, foram estabelecidas algumas regras:

Regra 1: Se você fez uma pergunta significa que você leu e concorda com os termos e regras do site para perguntas;

Regra 2: As perguntas e suas respostas são o conteúdo do site, o objetivo do site é meramente informativo e disponibiliza um serviço de “tira dúvidas”. Todas as perguntas são respondidas por médicos e outros profissionais da área de saúde, porém não será feito nenhum tipo de consulta médica, diagnóstico de doenças ou prescrição de remédios ou tratamentos pelo site. Nada do que está escrito neste site pode substituir a consulta médica.

Regra 3: O site se reserva o direito de responder e publicar apenas as perguntas que sejam de valor informativo e educativo para a pessoa que perguntou e principalmente para os outros usuários do site, que vão buscar informações úteis. Perguntas de caráter erótico, racista, preconceituoso, ou que de qualquer outra forma estejam ferindo a lei brasileira, não serão respondidas;

Regra 4: Todas as perguntas são lidas por um profissional. Algumas perguntas recebem uma mensagem no e-mail dizendo o motivo da “não resposta” e a maioria das perguntas são deletadas após sua leitura. Por esse motivo, e também como forma de identificação das perguntas, precisamos do seu endereço de e-mail. No entanto você é responsável por voltar ao site para ler a sua resposta, ou acessar sua conta de e-mail para verificar se recebeu sua resposta. Seu e-mail nunca será publicado. Apenas serão publicados a sua pergunta e a resposta do profissional.

Regra 5: Pesquise no site e verifique a página de perguntas frequentes antes de fazer sua pergunta, pois uma pergunta semelhante à sua dúvida já pode ter sido respondida.

Como Usar o Site

Leia a página Como Funciona para saber como deve fazer suas perguntas no Médico Responde. 

Onde fazer as perguntas?
As perguntas podem ser feitas através do mecanismo de perguntas localizado na barra lateral direita “Pergunte ao Médico“. Serão publicados apenas sua pergunta (após revisão) e a resposta do profissional. Seu e-mail será mantido em sigilo. Lembre-se que ao fazer sua pergunta você está automaticamente concordando com esses termos.

Por que a minha pergunta não foi respondida? 
Todos os dias algumas perguntas são selecionadas para serem respondidas. Salvo situações de problemas técnicos no site, todas as perguntas serão lidas, mas nem todas serão respondidas. Faremos uma seleção das perguntas baseados na qualidade da pergunta do ponto de vista de fornecimento de conteúdo de qualidade e utilidade para quem questiona e para os demais usuários do site.

Como procurar a resposta da minha pergunta?
Você pode navegar pelo site e procurar sua pergunta entre as últimas perguntas do site, procurar nas categorias relacionadas aos assuntos da sua pergunta, ou digitar a pergunta na “Busca” no cabeçalho do site.