Resultado do Exame de Gravidez - Beta-HCG

Testes caseiros ou de testes de farmácia para gravidez não tem nenhum valor para a definição de estar ou não grávida, estes tipos de exames podem até dar um resultado correto, porém nós médicos não os consideramos como 100% confiáveis. Apenas testes feitos em laboratórios são confiáveis e levados em consideração para tomadas de decisões médicas.

Existem muitas perguntas no site a respeito de uma confusão que se faz ao ler o resultado do exame de Beta-HCG, principalmente em relação aos valores de referência, tenho uma boa dica para isso, esqueçam tudo que está escrito e apenas olhem para o resultado: "Positivo ou Negativo".

Tabela de Interpretação de Valores de Beta-HCG:

(esses valores são arbitrários e foram criados por mim, os valores reais diferem um pouco dependendo do laboratório e de fatores individuais do paciente)

Valores entre 0 e 25: resultado negativo, porém gestantes na primeira ou segunda semana de gravidez podem apresentar valores ainda inferiores a 25, então recomenda-se esperar por mais 10 a 15 dias e se persistir o atraso menstrual repetir o exame.

Valores entre 25 e 100: são considerados positivos ou indeterminados (depende do laboratório), na maioria das vezes são considerados positivos. Na dúvida deve esperar por mais 10 a 15 dias e se o atraso menstrual persistir deve repetir o exame;

Valores acima de 100: resultado positivo.

1 - Quando devo fazer o exame?

Sempre que a menstruação atrasar mais de 15 dias e se existe possibilidade de gravidez (relação sexual sem proteção, se não usou método anticoncepcional ou usou inadequadamente).

2 - O exame de Beta-HCG pode dar errado?

Sim, porém os erros são muito poucos (raros), de uma forma geral devemos sempre acreditar no resultado, se deu negativo significa que não está grávida e se der positivo significa que está grávida, mas o médico sabe interpretar o resultado baseado em seus sintomas e se for necessário, conduzir uma investigação mais apurada, na dúvida vá em um ginecologista.

3 - Posso fazer exame de gravidez antes mesmo da menstruação atrasar?

Sim. O exame de sangue Beta-HCG já dá positivo 1 semana após a gravidez ter ocorrido mesmo antes da menstruação atrasar.

4 - O resultado de Beta-HCG deu positivo, estou grávida?

Provavelmente sim. Apesar que existem outras situações que podem dar Beta-HCG positivo, além da gravidez.

4.1 - O exame deu negativo, não estou grávida?

Provavelmente não. O exame feito depois de 1 semana após a relação que resultou em uma possível gravidez já costuma dar positivo, mesmo antes da menstruação atrasar. Exames feitos em poucos dias após a relação não são confiáveis (fazer sempre com mais de uma semana).

4.1.1 O exame deu negativo e a menstruação ainda não veio, quando devo repetir o Beta-HCG?

Não deve repetir, se deu negativo é negativo, se a menstruação não desceu e seu exame é negativo deve ir ao médico.

5 - Com quantas semanas de gravidez estou pelo valor do Beta-HCG?

Beta-HCG não serve para saber a idade gestacional. O médico pode calcular pela menstruação ou pela ultrassom.

6 - O resultado de Beta-HCG deu negativo, então não estou grávida? Ou será que posso estar grávida?

Provavelmente não. Apesar de que pode ocorrer do exame ser negativo e a mulher estar grávida, isso não é comum, mas pode acontecer. Porém um exame negativo é um bom indício de que não é gravidez e causa dos sintomas que está sentindo, ou atraso menstrual, deve ser por outro motivo.

7 - Fiz o exame, deu negativo, mas a menstruação não veio ainda?

Existem muitas causas para atraso menstrual, além de gravidez, precisa ir a um ginecologista e talvez fazer mais exames.

8 - Anticoncepcional altera o resultado do exame de Beta-HCG?

Não.

9 - Pílula do Dia Seguinte altera o resultado do exame de gravidez?

Não.

10 - Mioma altera o resultado do exame de Beta-HCG?

Não.

Também sobre este assunto