Pergunte ao Médico
Como Funciona

Tudo sobre Benzetacil

fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Benzetacil é um antibiótico da família da penicilina, bastante usado no combate a algumas doenças, como amigdalite bacteriana comunitária (dor de garganta adquirida fora do ambiente hospitalar), infecções respiratórias e de pele, sífilis, tratamento de longo prazo para prevenção da febre reumática, entre outras.

Benzetacil dói?

Sim, a injeção de Benzetacil dói na aplicação e o local fica dolorido por alguns dias. Este talvez seja o maior inconveniente desse medicamento, uma vez que a única forma de administração da Benzetacil é intramuscular, ou seja, injetável.

No entanto, a dor da injeção de Benzetacil pode ser amenizada através da diluição com xilocaína, um anestésico que praticamente elimina a dor da aplicação e diminui muito a dor nos dias seguintes à injeção.

Publicidade

Nesse caso, é necessário ter uma receita do médico indicando a forma de diluição com o acréscimo de xilocaína como parte da diluição.

Outro inconveniente é que as alergias às penicilinas são comuns e por isso deve-se tomar o cuidado de fazer um teste antes de tomar a injeção pela primeira vez ou realizar a primeira aplicação em ambiente hospitalar.

Benzetacil pode ser usada na gravidez?

Sim, Benzetacil pode ser usada na gravidez, desde que tenha a devida indicação do/a médico/a e receita médica adequada. O medicamento não faz mal para o bebê e não causa abortos.

Sabe-se que as penicilinas atravessam rapidamente a placenta, embora não sejam conhecidos os efeitos para o feto, caso existam.

Apesar de ser considera segura para o uso durante a gravidez, a Benzetacil deve ser utilizada apenas quando for necessária, segundo o devido critério médico.

Pode também lhe interessar o artigo: Quais remédios posso tomar na gravidez?

Benzetacil pode ser usada na amamentação?

Sim, a Benzetacil pode ser usada durante o período que a mulher está amamentando. Não há contraindicação relacionada especificamente com a amamentação, não corta o leite e não faz mal para o bebê (desde que respeitadas outras contraindicações da mãe ou do bebê).

A Benzetacil é excretada no leite materno, mas caso haja efeitos para o/a bebê, eles não são conhecidos.

Mesmo assim, mulheres que estão amamentando só devem usar Benzetacil com indicação médica específica e receita médica.

Leia também: Amamentação e Remédios

Benzetacil corta o efeito do anticoncepcional?

Não, Benzetacil não corta o efeito do anticoncepcional e não tem nenhuma ação sobre a eficácia dos mesmos, seja pílula ou injeção.

Veja também: Interação dos Anticoncepcionais com outros Remédios

Qual é o preço da Benzetacil?

A Benzetacil tem um baixo preço. Se for comparada com outros antibióticos ou remédios vendidos nas farmácias, é um medicamento relativamente barato. No Sistema Único de Saúde (SUS), a injeção de Benzetacil é fornecida gratuitamente quando prescrita pelo/a médico/a registrado/a.

Quais os efeitos colaterais da Benzetacil?

Efeitos colaterais comuns da Benzetacil (1 a 10% dos pacientes):

  • Dor de cabeça;
  • Candidíase oral, vaginal e vulvar (sapinho);
  • Náusea, vômito, diarreia.

Efeitos colaterais incomuns da Benzetacil (0,1 a 1% dos pacientes):

  • Erupções cutâneas, coceira, urticária;
  • Inchaço causado por retenção de líquidos;
  • Reações anafiláticas, inchaço de laringe;
  • Hipotensão (pressão baixa).