Perguntar
Fechar

Útero em retroversoflexão interfere para engravidar?

Tenho síndrome do ovário policístico e descobri pelo exame de ultrassom que também tenho útero em retroversoflexão. Estou fazendo tratamento para engravidar e quero saber se essa posição do útero afeta em alguma coisa e se o meu caso é difícil e demorado.
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não, útero em retroversoflexão (retrovertido) não traz dificuldades para engravidar nem interfere com a gravidez. O útero retrovertido é apenas uma variação da posição anatômica do útero, em que ao invés de o útero estar virado para frente ele está voltado para trás.

Porém, isso não provoca nenhuma alteração no órgão, não dificulta a gravidez, não traz problemas para a gestação e também não impede que a mulher tenha um parto normal.

O útero retrovertido raramente provoca sintomas, na maioria das vezes só é detectado durante um exame de ultrassom realizado por outro motivo, ou seja, acaba por ser um achado ocasional. Cerca de 15 a 25% das mulheres possuem útero retrovertido.

Há alguns estudos que apontam uma correlação entre endometriose e o útero retrovertido, nesse tipo de situação as mulheres teriam maior dificuldade para engravidar, mas em decorrência da presença de endometriose e não por causa do útero em retroversão.

Já durante a gestação, uma condição muito rara que a retroversoflexão do útero pode causar é o encarceramento uterino, situação em que o útero torna-se fixo. Essa situação pode provocar retenção de urina e algum desconforto para urinar, necessitando ser avaliada por um ginecologista.

O médico ginecologista ou médico de família poderá esclarecer outras dúvidas em relação a esse assunto.

Leia também:

Útero retrovertido tem cura?

O que é útero retrovertido e quais os sintomas?