Diarreia podem cortar o efeito do anticoncepcional?

“Tomei a pílula há 2 horas, mas tive um episódio de diarreia forte. Já sei que vômitos podem afetar o efeito, mas não sei se o mesmo acontece com a diarreia. Pode me ajudar?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Sim, a diarreia pode cortar o efeito da pílula anticoncepcional, especialmente se ocorrer em até 4 horas após ter tomado o medicamento ou caso persista por mais de 24 horas. Isso acontece porque a pílula demora cerca de 3 a 4 horas para ser absorvida pelo corpo. Ter diarreia durante esse período pode eliminar os componentes do anticoncepcional que ainda não tiveram tempo de ser absorvidos pelo organismo.

Já o anticoncepcional injetável ou adesivo não perdem o efeito, nem têm sua eficácia diminuída se tiver diarreia.

Em caso de episódios de diarreia até 4 horas da ingesta do comprimido, o ideal é tomar novamente a pílula. Deve ficar atenta ao fato de que a cartela irá, nesse caso, acabar um dia mais cedo, portanto, após a pausa, a nova cartela também reiniciará um dia mais cedo que o habitual.

Se vômito ou diarreia persistirem por mais de 24 horas, pode-se seguir tomando a pilula no horário habitual, mas neste caso é imprescindível o uso de outro método contraceptivo de barreira, como a camisinha, até a próxima menstruação.

Veja os principais fatores que podem afetar o efeito da pílula e o que fazer em cada caso.

Nossa recomendação
Em caso de episódios de diarreia até 4 horas após tomar o anticoncepcional, o ideal é tomar novamente a pílula. Se continuar com dúvidas, consulte um ginecologista para maiores orientações.
Qual médico consultar: Ginecologista
Marcar consulta
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Metronidazol pode cortar o efeito do anticoncepcional?

O metronidazol não tem efeito direto sobre o anticoncepcional, mas seus efeitos colaterais podem afetar a absorção da pílula. Entenda melhor como o uso de metronidazol pode afetar o anticoncepcional, o que fazer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Nimesulida corta o efeito da pílula anticoncepcional?

A nimesulida não corta o efeito do anticoncepcional, desde que a pílula seja tomada da maneira correta. Entenda o que pode cortar o efeito da pílula e o que fazer se tiver dúvida sobre os medicamentos que cortam o efeito da pílula.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso engravidar na troca do anticoncepcional?

Se a troca de anticoncepcional for realizada de maneira adequada não há risco de engravidar. Entenda como deve trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar, quais cuidados ter e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

O que pode cortar o efeito da pílula do dia seguinte?

Existem algumas situações que podem cortar o efeito da pílula do dia seguinte. As mais comuns são: tomar a pílula antes do tempo ou vomitar algumas horas após. Entenda melhor as situações que podem cortar o efeito do medicamento, que outros remédios deve evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

É normal menstruar tomando anticoncepcional contínuo?

Não é comum menstruar tomando anticoncepcional de forma contínua. Entenda melhor se é normal menstruar tomando anticoncepcional contínuo.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Tem problema tomar injeção anticoncepcional após a data?

Entenda melhor se pode atrasar a injecção anticoncepcional, quais os riscos e o que fazer para evitar engravidar. Veja também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional

O que acontece no corpo ao parar de tomar o anticoncepcional

Alterações no peso, menstruação irregular e piora das cólicas são alguns dos principais efeitos quando se deixa de tomar o anticoncepcional. Veja mais e saiba o que fazer para combater essas alterações caso esteja pensando deixar de tomar o anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer?

Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer?

Se esquecer de tomar a pílula tem até 12 horas para tomar, sem se preocupar, mas a camisinha deve ser usada quando o esquecimento é maior. Veja o que fazer em caso de esquecimento para cada tipo de pílula.

Imagem ilustrativa do artigo O que corta o efeito do anticoncepcional?

O que corta o efeito do anticoncepcional?

Alguns remédios como antibióticos ou anticonvulsivantes, além do chá de hipericão ou ter certas doenças intestinais como a doença de Crohn, podem diminuir a eficácia ou cortar o efeito do anticoncepcional. Saiba outras situações que podem cortar o efeito do anticoncepcional e entenda como isso acontece.

Imagem ilustrativa do artigo Injeção anticoncepcional trimestral: o que é, vantagens e como usar

Injeção anticoncepcional trimestral: o que é, vantagens e como usar

A injeção anticoncepcional trimestral promove o espessamento do muco do colo uterino e aumenta a dificuldade da passagem dos espermatozoides por cerca de 3 meses, no entanto é importante que nova injeção seja administrada após esse período. Entenda como usar a injeção anticoncepcional trimestral e quais as vantagens.

Imagem ilustrativa do artigo 6 anticoncepcionais para quem amamenta

6 anticoncepcionais para quem amamenta

Durante o período de amamentação, pode-se utilizar anticoncepcionais contendo progesterona ou métodos que não têm hormônios na composição, como o DIU ou a camisinha. Veja qual anticoncepcional pode tomar amamentando e como escolher a melhor opção.

Imagem ilustrativa do artigo Emendar a cartela de anticoncepcional: quando fazer e possíveis efeitos

Emendar a cartela de anticoncepcional: quando fazer e possíveis efeitos

A emenda das cartelas de anticoncepcional deve ser orientado pelo ginecologista, pois nem todos os anticoncepcionais podem ser emendados, já que pode aumentar o risco de problemas de coagulação, além de poder haver sangramento de escape. Saiba mais sobre o que acontece quando se emenda as cartelas de anticoncepcional.

Imagem ilustrativa do artigo Como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar

Como trocar de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar

Existem vários tipos de anticoncepcional, como pílula combinada, minipílula, anel vaginal ou adesivo transdérmico, por exemplo, que podem ser trocados quando indicado pelo médico. Veja como proceder em cada caso para fazer corretamente a troca de anticoncepcional sem correr o risco de engravidar.

Imagem ilustrativa do artigo É possível engravidar tomando anticoncepcional?

É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Embora o risco seja pequeno, é possível engravidar tomando anticoncepcional. Além disso, o risco tende a aumentar caso a mulher esqueça de tomar a pílula ou tome em horários diferentes. Veja outras situações que podem interferir no efeito do anticoncepcional e o que fazer para reduzir a chances de engravidar.