Vontade de urinar toda hora, o que pode ser?

A vontade de urinar a toda hora pode decorrer de uma série de motivos, nem sempre é sinal de doença. É importante diferenciar três conceitos:

  • Poliúria: nome dado ao excesso de produção de urina (mais de 2,5 litros por dia, quando o normal é de 1,2 a 1,5 litros por dia). Ocorre quando se bebe muito líquido, geralmente, ou na gravidez (o que é geralmente normal), mas pode ser um sintoma de doenças como diabetes (mellitus ou insipidus) e insuficiência renal não dialítica, ou efeito colateral de medicamentos (diuréticos).
  • Polaciúria: É o aumento da frequência do ato de urinar, mas em pequenas quantidades, ou seja, a pessoa vai várias vezes ao banheiro mas em cada uma das vezes urina pouco. Este é um sintoma característico da cistite (infecção urinária baixa) ou doenças da próstata, mas ocorre fisiologicamente na gravidez.
  • Nictúria: Quando a frequência de micções aumenta (o normal é não ir ao banheiro após dormir, ou ir no máximo uma vez). As causas são as mesma da polaciúria e da poliúria, e é extremamente comum em pessoas com doenças da próstata, ou com insuficiência cardíaca, cirrose ou outras doenças que causem edema (inchaço) nas pernas. Ao deitar, o edema é reabsorvido no sangue e esse excesso de água é então eliminado pelos rins.

Em caso de vontade de urinar a toda hora, portanto, deve ser procurado médico clínico geral, para investigação da causa e tratamento associado.