Perguntar
Fechar

12 Motivos que podem causar excesso de sono durante o dia

Existem muitas causas possíveis para o excesso de sono durante o dia. O cansaço e a sonolência diurna excessiva podem estar relacionados com dieta, estilo de vida, má qualidade do sono e ainda doenças como depressão e diabetes. Conheça os 12 principais motivos que podem fazer você sentir muito sono durante o dia.

1. Poucas horas de sono

A maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. Se você tem o hábito de ficar acordado(a) até tarde, por exemplo, talvez não esteja dormindo o suficiente, o que pode causar sonolência durante o dia seguinte.

2. Distúrbios do sono

Distúrbios do sono, como a apneia do sono, pode ser a causa da sonolência excessiva. A apneia do sono ocorre quando a respiração para enquanto a pessoa dorme. Como resultado, o cérebro e o corpo não recebem oxigênio suficiente à noite. Isso pode causar fadiga e sonolência diurna.

3. Falta de vitaminas e minerais

Excesso de sono e cansaço também podem ser sintomas de falta de vitaminas e minerais, como vitamina D, vitamina B-12, ferro, magnésio e potássio. Um exame de sangue de rotina pode ajudar a identificar essa deficiência.

4. Alimentação inadequada

Se você tem tendência a pular refeições, pode não estar recebendo as calorias necessárias para manter o seu nível de energia. Intervalos longos entre as refeições podem fazer com que o nível de açúcar no sangue diminua. Como a glicose (açúcar) é a única fonte de energia do cérebro, sua falta pode causar sono excessivo e falta de energia e disposição.

5. Excesso de peso

Estar acima do peso também pode causar cansaço e fazer você sentir muito sono durante o dia. Quanto mais peso você tiver, mais seu corpo precisa trabalhar para concluir tarefas diárias. Como resultado, mais glicose é usada e menos açúcar sobra no sangue para o cérebro funcionar, gerando cansaço e sonolência.

6. Estilo de vida sedentário

A atividade física acelera o metabolismo e aumenta a disposição e o nível de energia. Um estilo de vida sedentário, por outro lado, pode fazer a pessoa se sentir cansada e com sono.

7. Estresse

O estresse faz o corpo entrar no modo de “luta” ou “fuga”. Isso causa um aumento de cortisol e adrenalina, que preparam o corpo para lidar com essas situações. Em pequenas doses, essa resposta é segura. Porém, no caso de estresse crônico ou contínuo, essa reação afeta os recursos do corpo, deixando-o exausto.

8. Depressão

A depressão pode causar falta de energia, cansaço e insônia, prejudicando a qualidade do sono. O resultado pode ser um sono excessivo durante o dia.

9. Fibromialgia

A fibromialgia causa dor muscular generalizada. Essa condição afeta os músculos e os tecidos moles do corpo, mas também pode causar fadiga. Por causa da dor, algumas pessoas com fibromialgia não conseguem dormir à noite. Isso pode causar sonolência e fadiga durante o dia.

10. Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar sono durante o dia. Observe se o aparecimento da sonolência diurna coincide com o início do uso da medicação e verifique no rótulo do medicamento se a sonolência é um efeito colateral comum.

11. Diabetes

Cansaço constante e excesso de sono também podem ser sintomas de diabetes. Os níveis elevados de açúcar no sangue podem causar cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.

12. Narcolepsia

A narcolepsia é um distúrbio neurológico que afeta o sono. Com a narcolepsia, o cérebro não regula adequadamente o ciclo sono-vigília. Você até pode dormir bem à noite, mas, durante o dia, pode sentir muito sono. Há pessoas que chegam a adormecer no meio de uma conversa ou durante uma refeição.

Na maioria dos casos, através de mudanças no estilo de vida, é possível deixar de sentir muito sono durante o dia. Contudo, se a sonolência diurna continuar, consulte um médico de família ou um clínico geral. Você pode ter um distúrbio do sono ou outra condição médica que precise de atenção.