5 alimentos que ajudam a controlar a diabetes

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Os alimentos que ajudam no controle da diabetes devem ter baixo teor de açúcar, pouca gordura insaturada, pouco sal e serem ricos em fibras. As fibras ajudam a diminuir e retardar a absorção do açúcar pelo corpo. Já os alimentos com baixo índice glicêmico são digeridos e absorvidos lentamente, evitando picos na glicemia. A redução no consumo de sal ajuda a controlar ou mesmo evitar a hipertensão arterial.

Cinco alimentos que ajudam no controle da Diabetes

Aveia

A aveia possui fibras solúveis, como a beta-glucano, que favorece a digestão e reduz a absorção de açúcar, impedindo aumento dos níveis de glicose e insulina no sangue.

Farinha de Maracujá

A casca do maracujá, da qual é feita a farinha, é uma boa fonte de pectina, outra fibra solúvel que retém água e forma um gel viscoso no estômago. Esse gel retarda o tempo de absorção dos carboidratos pelo intestino. Tem, portanto, ação hipoglicemiante, melhorando à intolerância à glicose nos diabéticos e prevenindo picos de glicose e insulina no sangue.

Sementes oleaginosas

Amêndoas, castanhas, avelãs e nozes são sementes que podem produzir um aumento da sensibilidade à insulina através de uma cascata de reações químicas, que no fim aumenta a captação de glicose pelo corpo, ajudando assim a melhorar o metabolismo dos açúcares.

Feijão

O feijão é um excelente alimento para quem tem diabetes pois possui carboidratos complexos que lhe conferem um baixo índice glicêmico, além de ter fibras, sendo portanto duas propriedades que ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue em um só alimento.

Frutas

Frutas devem ser consumidas pelo menos 3x ao dia. Apesar do receio que as pessoas tem, pelo alto índice de frutose (açúcar) em algumas frutas, elas também são fonte de vitaminas e minerais essenciais a saúde e bem-estar. Portanto são sim indicadas e necessárias no plano alimentar diariamente.

O que se recomenda é que junto ao sue nutricionista, avalie quantas porções de cada fruta pode ingerir por dia, sem aumentar muito sua glicose. As frutas com maior quantidade de açúcar, que devem ser consumidas em porções menores, são a banana, uva e figo.

Apesar de todos esses alimentos contribuírem para o controle do diabetes, eles devem fazer parte de uma dieta equilibrada e não dispensam de forma alguma os medicamentos prescritos pelo médico endocrinologista.

O plano alimentar deve ser individualizado e cuidadosamente elaborado por um nutricionista, conforme as características de cada um, como gênero, idade, estilo de vida, tipo de trabalho, hábitos alimentares, uso de medicamentos e o tipo de Diabetes do paciente.

Leia também:

Quem tem diabetes deve evitar comer o quê?

Quem tem diabetes pode comer melancia e banana?

Quem tem diabetes pode comer tapioca, beterraba, batata doce e ovo?

Que cuidados com a alimentação deve ter uma pessoa diabética?