Perguntar
Fechar

A apendicite aguda pode levar ao câncer?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não. A apendicite aguda é um processo inflamatório no apêndice, pequeno órgão do intestino grosso, que se inicia e termina em pouco tempo. Os sintomas apresentados são dor abdominal intensa, mal-estar e febre. Caso demore a ser diagnosticada, em geral pode levar dias, devido sintomas pouco específicos no início da doença, a inflamação evolui com quadro grave de infecção generalizada e sempre necessita de tratamento cirúrgico para que o apêndice seja ressecado.

Não existe relatos de correlação entre a região inflamada e estímulo de proliferação de células anormais, para originar um tumor.

Existe sim o contrário, relatos de tumor causar uma apendicite aguda. Isso ocorre quando um tumor preexistente no apêndice ocupa espaço suficiente para obstruir a entrada do apêndice, aonde podem ser acumulados fecalitos (restos de fezes), evoluindo com inflamação e/ou infecção - a apendicite aguda. E durante a cirurgia, ou no estudo do apêndice que foi retirado na cirurgia, chamado estudo da peça, ou estudo histopatológico; ser diagnosticado o tumor.

Para casos de apendicite aguda o cirurgião geral é o médico responsável.

Pode lhe interessar também: