Perguntar
Fechar

A menstruação desceu antes da cartela acabar...

Tomo pílula anticoncepcional e minha menstruação desceu três dias antes de terminar a cartela. Continuei a tomar as pílulas restantes até terminar a cartela. Devo agora fazer a pausa de 7 dias normalmente?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, faça a pausa normalmente de 7 dias. Mesmo quando a menstruação vem antes do período da pausa da cartela está indicado fazer a pausa de 7 dias e recomeçar nova cartela nesse intervalo. Portanto, pode fazer a pausa e reiniciar uma nova cartela após a interrupção da pílula.

Se todos os comprimidos foram tomados diariamente, sem nenhum esquecimento, o efeito contraceptivo da pílula permanece e não há aumento do risco de uma gravidez.

Pode ser sangramento de escape

Eventualmente a mulher que faz uso de anticoncepcional hormonal oral pode apresentar algum sangramento fora do período da pausa do comprimido, esse tipo de sangramento chama-se sangramento de escape ou spotting, geralmente vem em menor quantidade que o sangramento que ocorre no intervalo entre cartelas, pode acontecer a qualquer momento e costuma ser auto-limitado.

O que pode causar isso?

Esse pequeno sangramento também pode ocorrer caso a mulher tenha esquecido de tomar a pílula anticoncepcional, uma ou mais vezes. Nessa situação a proteção contra gravidez pode ter sido prejudicada e o risco de uma gestação é maior, portanto, recomenda-se usar preservativo nos dias seguintes e eventualmente consultar um médico caso permaneça a dúvida sobre gravidez.

É possível ainda coincidir um sangramento de escape com o inicio do sangramento menstrual, fazendo com o que a mulher sangre continuamente.

Em alguns casos mais raros o sangramento menstrual também pode demorar para vir e aparecer já no fim da pausa ou mesmo no inicio de uma outra cartela.

Em qualquer uma dessas situações a mulher deve respeitar a pausa e voltar a tomar os comprimidos de uma nova cartela logo a seguir, independente de quando tenha ocorrido a menstruação. Caso ela tenha feito o uso correto do anticoncepcional tomando os comprimidos diariamente a proteção contra a gravidez está garantida.

Entenda: Menstruar uma semana antes de acabar a cartela é normal? O que pode ser?

O que fazer caso apresente sangramento intenso durante o uso da pílula?

Já em situações em que a mulher apresenta sangramento irregular intenso e constante é válido consultar um médico, para avaliar se o sangramento não se deve a alguma outra disfunção, como presença de miomas ou pólipos uterinos.

Caso tenha mais dúvidas sobre sangramento durante o uso da pílula anticoncepcional consulte o seu médico de família ou ginecologista.

Também pode lhe interessar:

Tenho sangramento de escape, posso engravidar?

É normal de sangramento de escape por causa do anticoncepcional?