Perguntar
Fechar

A menstruação não desceu na pausa...

Minha médica trocou meu remédio Mercilon pelo Diane 35. Tomei o primeiro comprimido do Diane 35 no sétimo dia após o termino do antigo remédio, nesse intervalo ainda não tinha vindo a menstruação, mas após iniciar o Diane 35 desceu no dia seguinte. Devo parar de tomar o Diane 35?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Não. Ao realizar a mudança de um anticoncepcional oral por outro de outra marca comercial, ou de dosagem diferente, ou de formulação hormonal diferente, pode ocorrer atraso menstrual ou mesmo ausência da menstruação no momento da troca e no primeiro mês. Portanto, caso tenha feito essa mudança adequadamente, o ideal é não parar de tomar o novo anticoncepcional, visto que o ciclo se regulariza ao continuar. Se parar o anticoncepcional o risco de gravidez aumenta.

Pode ainda ser usado na primeira semana do novo anticoncepcional um outro método contraceptivo de barreira de forma complementar como a camisinha.

Caso tenha dúvidas consulte o seu médico de família ou ginecologista.

Para mais informações sobre a troca de anticoncepcional:

Posso engravidar na troca do anticoncepcional?