Perguntar
Fechar

A minha dúvida é: quem é o pai?

Meu relato: minha menstruação veio no dia 19/02 e no dia 15/03 tive relação sem camisinha com um parceiro. No dia seguinte tomei a pílula do dia seguinte, minha menstruação veio no dia 20/03 e ficou até o final de semana. Desse final de semana até então tenho praticado o ato sexual com outro parceiro também sem camisinha pois ele prefere coito interrompido. No mês 04/12 fiquei esperando a menstruação para a semana do dia 18/04 mas não veio e no dia 27/04 fiz exame e confirmou que estou grávida, o resultado foi 150,0 mUI/ml. A minha dúvida é: quem é o pai? Se no momento em que há a fecundação qual é o período mínimo para aparecer os sintomas que senti?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Provavelmente o pai é o segundo parceiro. Pois após a primeira relação você fez uso do método contraceptivo de urgência - a pílula do dia seguinte, e a menstruação veio dias após, o que sugere que não permitiu a fecundação.

Entretanto manteve relações sem proteção com o segundo parceiro, e um momento no qual o ciclo estava irregular, devido ao uso da pílula do dia seguinte, fato que pode aumentar o risco de engravidar.

Os sintomas de gravidez geralmente se iniciam por volta da 5ª ou 6ª semana após a fecundação, ou seja, cerca de 40 dias.

De qualquer forma, o único exame que pode te dar a certeza da paternidade é o exame de DNA, que compara as características biológicas do bebê com o suposto pai, garantindo um resultado com 99,99% de certeza.

O teste de paternidade pode ser feito em laboratórios especializados e não necessita de pedido médico para ser realizado.

Saiba mais sobre o assunto nos links: