Perguntar
Fechar

Abacaxi: quais os seus  benefícios?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

O abacaxi é uma fruta tropical e cítrica rica em bromelina, fibras, vitamina C, betacaroteno e vitaminas do complexo B. Possui também minerais como cálcio, potássio e ferro. Os benefícios do abacaxi para a saúde se relacionam, especialmente, à bromelina (ação digestiva) e à vitamina C (ação antioxidante).

Benefícios do abacaxi

1. Auxilia a digestão

Fatias de abacaxi

A atividade digestiva do abacaxi é desencadeada pela bromelina, enzima digestiva natural presente na fruta. A bromelina é capaz de quebrar as proteínas e dissolver as gorduras que ingerimos na alimentação. Sua ação se inicia no estômago ao promover a degradação das moléculas e facilitar o melhor aproveitamento dos nutrientes e acelerar a digestão de alimentos pesados nos intestinos.

As partes da fruta que concentram mais bromelina são o caule e a casca. No caso da fatia de abacaxi, a porção do meio, que possui uma coloração em amarelo mais forte, tem maior concentração de bromelina e deve ser consumida. Ao se fazer sucos com abacaxi, deve-se utilizar também a casca e depois coar antes de ingerir. Esta forma de consumo possibilitar usufruir dos benefícios da fruta.

Veja também: Intestino preso?

2. Atividade antioxidante

A ação antioxidante do abacaxi está associada à presença da vitamina C. Esta vitamina é um importante antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que provocam lesões celulares e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, participa na produção de colágeno, responsável pela sustentação e elasticidade da pele.

3. Estimula o sistema imunológico

A vitamina C ajuda a reforçar o sistema imunológico. Esta ação possibilita a prevenção de resfriados e infecções.

Leia mais: Quais os benefícios da vitamina C?

4. Reduz a retenção de líquido

Por ter alta concentração de água o abacaxi auxilia na eliminação de líquidos, entretanto, a ingestão de abacaxi não elimina a necessidade de ingerir água durante o dia.

5. Melhora o funcionamento intestinal

O abacaxi é uma fruta rica em fibras e água. As fibras melhoram o trânsito intestinal. Além disso, provocam saciedade, o que pode ajudar no processo de emagrecimento.

Como consumir o abacaxi?

Abacaxi

O ideal é que o abacaxi seja consumido fresco, na sua forma natural (uma fatia por dia). O meio da fatia também deve ser ingerido, pois é nesta região da fruta que se concentra a maior quantidade de bromelina.

Pode também ser consumido desidratado ou em sucos. Evite consumir a fruta em conserva ou calda, devido ao alto teor de açúcar, e enlatado, uma vez que a bromelina é destruída no processo de embalagem.

Contraindicações

  • Alérgicos ao abacaxi;
  • Pessoas com diagnóstico de gota;
  • Portadores de artrite reumatoide;
  • Pessoas com úlceras pépticas;

Quem tem artrite reumatoide, gota ou úlceras pépticas devem ser orientados por médico/a ou nutricionista quanto à quantidade da fruta que deve ser consumida. Isto evita danos à saúde.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes devem evitar consumo em excesso.

Curiosidades sobre o abacaxi

Pessoas que têm diagnóstico de gastrite podem sim, comer abacaxi. O importante é que evite os excessos e consuma a fruta junto com outros alimentos como castanhas e vegetais.

O suco de abacaxi pode ser usado como um amaciante natural de carnes. Este efeito se deve à bromelina, enzima com ação potente na decomposição de proteínas.