Perguntar
Fechar

Abóbora emagrece mesmo?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. A abóbora é um vegetal de baixo valor calórico (26 Kcal/100 gr) e elevada quantidade de fibras solúveis, por isso este vegetal pode ser um forte aliado de quem busca emagrecer.

Além das fibras, a abóbora possui alta concentração de água, moderado teor de carboidratos, cerca de 3%, baixas quantidades de proteínas e gorduras. É rica em potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco e em vitaminas C, A, E, B1, B2, B6, niacina e folatos.

Abóbora

Abóbora e emagrecimento

Por ter baixo teor de calorias, carboidratos e por ser rica em fibras solúveis, a abóbora auxilia no processo de emagrecimento. A elevada concentração de fibras estimula o bom funcionamento intestinal, regula o intestino e promove a motilidade e formação do bolo fecal. Além disso, as fibras provocam sensação de saciedade. Entretanto, é importante incluir a abóbora em um plano alimentar saudável que envolva também a prática de atividade física.

Abóbora e doenças cardíacas

A abóbora é um vegetal pobre em sódio e gorduras. Ao mesmo tempo é rica em betacaroteno, um carotenoide importante na prevenção de doenças cardíacas e coronarianas. Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard revelou que o consumo diário de 50 mg de betacaroteno reduz em 50% o risco de infarto do miocárdio. Deste modo e por estes motivos, a abóbora ajuda na prevenção destas doenças.

Abóbora e hipertensão

O baixo teor de sódio e o alto teor de potássio presentes na abóbora podem prevenir e ajudar no tratamento de pessoas com hipertensão. Para o controle da pressão arterial o equilíbrio entre estes dois minerais (sódio e potássio) é fundamental. Vale ressaltar que para pessoas hipertensas, recomenda-se não adicionar ou adicionar bem pouco sal nas preparações culinárias, seja qual for o alimento.

Abóbora e câncer

O betacaroteno e a vitamina C presentes na abóbora parecem também ajudar na prevenção do câncer. Estas substâncias têm ação antioxidante e combatem os radicais livres que provocam lesões celulares.

Abóbora e saúde ocular

Por ser rica em vitamina A e precursor da vitamina A (betacaroteno), a abóbora ajuda a promover a saúde dos olhos e previne as doenças de retina. A presença do betacaroteno associado ao potássio reduz os riscos de formação de catarata.

Adote uma alimentação adequada e pratique atividade física regularmente para manter-se saudável. Para um plano alimentar mais seguro, procure um/a nutricionista ou nutrólogo/a.

Leia mais

7 erros que você não pode cometer se quer emagrecer

Reeducação alimentar: o que é e como fazer?