Perguntar
Fechar

Acebrofilina serve para tosse?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, a acebrofilina é um xarope indicado para tosse, obstrução dos brônquios, controle da produção de catarro e expectoração. O medicamento serve para melhorar a respiração e a eliminação de secreção respiratória, diminuindo a falta de ar. A acebrofilina dilata os brônquios, controla a quantidade de muco (catarro) produzido nas vias aéreas e tem ação expectorante.

Como tomar acebrofilina?

Adultos e crianças a partir dos 12 anos de idade (xarope adulto)

Adultos e crianças com 12 anos de idade ou mais devem tomar o xarope adulto de acebrofilina. A dose indicada é de 10 ml, de 12 em 12 horas.

Acebrofilina xarope: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Crianças dos 2 aos 3 anos de idade (xarope infantil)

Para crianças com idade entre 2 e 3 anos, a dose diária de acebrofilina (xarope infantil) é de 2 mg por cada kg de peso corporal. Essa dose deve ser dividida em duas tomas por dia, a cada 12 horas.

Crianças dos 3 aos 6 anos de idade (xarope infantil)

Para crianças com idade entre 3 e 6 anos, a dose indicada de acebrofilina (xarope infantil) é de 5 ml, a cada 12 horas.

Crianças dos 6 aos 12 anos de idade (xarope infantil)

Para crianças com idade entre 6 e 12 anos, a dose indicada de acebrofilina (xarope infantil) é de 10 ml, a cada 12 horas.

O tempo de duração do tratamento é estabelecido pelo médico, de acordo com cada caso. É válido ressaltar que antes de tomar qualquer medicamento, consulte o seu médico.

Quais os efeitos colaterais da acebrofilina?

Efeitos colaterais comuns (ocorrem em 1% a 10% das pessoas que tomam o medicamento): vômitos, náuseas e boca seca.

Efeitos colaterais incomuns (ocorrem em 0,1% a 1% das pessoas que tomam o medicamento): Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia), tremores, agitação, sonolência, diarreia, dores abdominais, dor na boca do estômago e falta de apetite.

Efeitos colaterais raros (ocorrem em 0,01% a 0,1% das pessoas que tomam o medicamento): Desidratação, insônia e vertigem.

Quais as contraindicações da acebrofilina?

A acebrofilina é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula, doenças no fígado ou nos rins e crianças com menos de 2 anos de idade.

O uso de acebrofilina só deve ser feito com indicação médica. Para maiores esclarecimentos, consulte um médico clínico geral ou médico de família.