Acho meu pênis muito pequeno, qual médico devo procurar?

Acho meu pênis muito pequeno para o tamanho normal, você tem algo para me orientar a fazer? Qual médico devo procurar?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Você deve procurar o Urologista.

O médico urologista é o especialista no sistema genital masculino e sistema urinário de homens e mulheres. Sendo assim, é o responsável por avaliar as características do órgão genital masculino, e além de esclarecer suas dúvidas, havendo necessidade, poderá sugerir algum tipo de tratamento.

A princípio, sem a confirmação de um problema ou causa predeterminada, não há como sugerir qualquer tipo de orientação.

Qual é o tamanho normal de um pênis?

O tamanho mínimo considerado normal de um pênis no homem adulto é de 4 cm em repouso (flácido) e de 7,5 cm em ereção; mas a média estimada de tamanho no mundo, é de 9,0 cm flácido e 13,5 cm ereto.

A variação desses valores, de 4 a 9 cm flácido e de 7,5 a 13,5 cm ereto, significa que está normal, não existe qualquer problema, portanto não há tratamento a ser feito. Essa variação tamanhos, acontece devido as características genéticas, sociais e hábitos de vida de cada homem.

Como se dá o desenvolvimento do pênis?

No desenvolvimento normal do pênis, não é observada grande mudança durante toda a infância. Apenas na puberdade, por volta dos 12 anos de idade, quando acontece o aumento e a ação da testosterona, que começa efetivamente o crescimento peniano.

Esse crescimento se dá por etapas, e pode durar até os 18 anos de idade ou mais. As primeiras estruturas a crescer e se desenvolver são os testículos e a bolsa escrotal, de maneira até desproporcional, dando uma impressão de um pênis menor, devido ao tamanho das bolsas.

E posteriormente, por volta dos 14 ou 15 anos, o pênis começa a ganhar comprimento e espessura, que se manterão por toda a idade adulta. Até iniciar uma regressão na terceira idade.

Portanto, agende uma consulta com urologista para mais esclarecimentos.