Perguntar
Fechar

Aedes aegypti: conheça o mosquito transmissor de dengue, zika, chicungunya e febre amarela

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela urbana.

Semelhante à um pernilongo, o Aedes aegypti é menor que os mosquitos comuns, tem cor preta com riscos brancos no dorso, na cabeça e pernas. Possui asas translúcidas e o ruído que fazem são quase inaudíveis ao ouvido humano.

Aedes aegypti

Como o Aedes aegypti se alimenta e prolifera?

O macho se alimenta de seiva das plantas e néctar. Já as fêmeas precisam se alimentar de sangue para que ocorra o amadurecimento dos ovos. Quando maduros, as fêmeas depositam seus ovos próximo a superfície da água limpa nas paredes internas de reservatórios. É este o ambiente mais favorável à sobrevivência da espécie.

Além disso, a fêmea do Aedes aegypti distribui seus ovos em diferentes locais, o que assegura a preservação dos mosquitos. Inicialmente os mosquitos possuem uma cor branca, entretanto, rapidamente se tornam negros.

Mesmo quando a água do reservatório seca, os ovos permanecem vivos e eclodem quando os dias quentes e chuvosos, que oferecem as melhores condições de temperatura e umidade, ocorrerem. Os ovos são resistentes e capazes de sobreviver por longo tempo até que as condições favoráveis aconteçam.

Se as fêmeas estiverem contaminadas com os vírus da da dengue, da chikungunya, da zika ou da febre amarela no momento da postura dos ovos, é provável que as fêmeas da espécie nasçam infectadas. Neste caso, elas podem transmitir as doenças (dengue, chikungunya, zika ou febre amarela).

Regiões do corpo picadas com maior frequência pela fêmea do Aedes aegypti

As fêmeas do Aedes aegypti voam baixo e, por este motivo, as regiões do corpo que sofrem as picadas são os pés, tornozelos e pernas. A picada normalmente acontece de manhã cedinho ou ao fim da tarde e é indolor, uma vez que a saliva do mosquito tem uma substância analgésica. O alimento preferido da fêmea do Aedes aegypti é o sangue humano.

Veja também

Como combater o Aedes aegypti? 19 dicas para evitar sua proliferação

O Aedes aegypti transmite quais doenças?

Quais são os sintomas da dengue?

O que é a febre chikungunya?

O que é zika e quais os sintomas?

Quais são os sintomas da febre amarela? Como ocorre a transmissão?