Água com açúcar acalma?

Água com açúcar pode acalmar, embora o açúcar não possua nenhum efeito calmante. O que faz a pessoa acalmar quando bebe água com açúcar é a crença que ela tem de que aquilo irá tranquilizá-la, o chamado "efeito placebo".

As empresas farmacêuticas fazem isso para testar a eficácia de um novo medicamento. Para um grupo dão o remédio verdadeiro e para outro oferecem um medicamento falso à base de farinha ou açúcar, que é chamado de placebo.

No entanto, apesar de não ter nenhum efeito farmacológico, o placebo pode melhorar o problema ou os sintomas em alguns pacientes. Por isso, para o medicamento verdadeiro ser comprovadamente eficaz, ele tem que produzir resultados melhores que os do placebo.

Publicidade

Os cientistas atribuem essa melhora ao efeito psicológico causado pela crença do indivíduo de que aquele remédio irá deixá-lo melhor, o chamado "efeito placebo".

O mesmo acontece com a água com açúcar. A pessoa acredita que aquela mistura irá acalmá-la e por isso ela pode, sim, ficar mais calma. Porém, na água com açúcar especificamente, não existe nenhuma propriedade sedativa.

Uma outra razão para a água com açúcar ser usada para acalmar é o fato do sabor doce produzir uma sensação de prazer que faz a pessoa se sentir melhor, principalmente naquelas que estão acostumadas a comer doce quando estão ansiosas.

Essa sensação, porém, engana. A pessoa sente-se melhor, fica mais "feliz", acreditando estar mais calma, quando na realidade não está, uma vez que o açúcar não possui efeito calmante.

Além disso, dar água com açúcar para um desconhecido pode ser extremamente perigoso se ele for diabético, levando à hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). O melhor é oferecer apenas água, para não correr esse risco.

Leia também: Manga com leite faz mal?