Perguntar
Fechar

Água com limão emagrece mesmo? Quais os benefícios e contraindicações?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

O consumo da água com limão traz diversos benefícios para a saúde. Entretanto, ainda não há consenso científico de que a água com limão emagrece. Um estudo publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, afirma que alguns polifenóis encontrados na casca do limão ajudaram a não acumular gordura, mas não auxiliaram a perder gordura.

Embora não atue diretamente na perda de peso e gordura, a água com limão pode ser uma aliada para potencializar o processo de emagrecimento, pois é rico em antioxidantes, contém propriedades diuréticas, favorecem a digestão e o bom funcionamento intestinal.

Água com Limão

8 Benefícios da Água com Limão

1. Diurético Natural

O consumo de água com limão ajuda a liberar as toxinas pelo aumento da diurese. Por ser rico em potássio, o limão favorece a eliminação de sódio e o excesso de líquidos do organismo. Esta ação reduz a retenção hídrica e diminui a sensação de inchaço.

2. Estimula a digestão

O ácido cítrico presente no limão é um importante coadjuvante para o bom funcionamento do sistema digestivo. Este ácido estimula a produção de ácido clorídrico no estômago e melhora a produção de bile pelo fígado, o que favorece a digestão. Nos intestinos, promove uma melhor absorção dos nutrientes e beneficia o trânsito intestinal.

3. Fortalece a imunidade

O limão é rico em fitonutrientes capazes de melhorar a imunidade. Além disso, possui nutrientes com ação antibacteriana e antiviral. O kaempferol, fitonutriente presente no limão tem potente ação antioxidante que auxilia no fortalecimento da imunidade.

4. Combate os radicais livres

O limão é rico em vitamina C que se constitui em um antioxidante potente que ajuda a combater os radicais livres. Estas moléculas são bastante relacionadas ao envelhecimento e ao aparecimento precoces de doenças degenerativas e a alguns tipos de câncer.

5. Auxilia no tratamento de artrite e artrose

A vitamina C também participa da síntese de colágeno pelo organismo, o que ajuda a melhorar os quadros de artrite, artrose e outras doenças reumáticas. Associa-se à isto a minimização das dores relacionadas a estas patologias.

6. Promove a regulação da pressão arterial em hipertensos

A presença de potássio no nosso organismo estimula a excreção sódio e o excesso de água. Isto ajuda a equilibrar a pressão arterial em pessoas já hipertensas e os fluidos corporais e auxilia a reduzir a retenção de líquidos e diminuir a sobrecarrega no sistema cardiovascular.

7. Ajuda a tratar pedras nos rins

Alguns estudos já apontam a relação do consumo do limão com a melhora da função renal ao auxiliar a eliminação das pedras já existentes. Os cálculos renais (pedras nos rins), ocorrem devido a alterações no pH e acúmulo de substâncias minerais. Ao equilibrar o pH sanguíneo e evitar o acúmulo de minerais, especialmente o cálcio, o consumo de água com limão também ajuda a prevenir a formação de novos cálculos.

8. Benéfico para a pele, unhas e cabelos

A presença de vitamina C em grande quantidade no limão estimula a produção do colágeno, proteína que atribui estrutura, elasticidade e firmeza à pele. O colágeno também fortalece unhas e cabelos.

A água com limão deve ser ingerida e nunca deve ser usada na pele. Do mesmo modo, o limão não pode ser aplicado diretamente na pele, pois pode provocar queimaduras importantes à exposição solar.

Pessoas que usam cremes com base em vitamina C para melhorar a pele, devem aplicá-lo à noite antes de dormir, retirar pela manhã e aplicar protetor solar.

Contraindicações

  • Pessoas com predisposição à gastrite e úlcera gástrica devem evitar o consumo da água com limão em jejum, pois estes problemas podem piorar com o passar do tempo.
  • O consumo da água com limão em jejum também podem provocar erosões de esôfago.
  • A ingestão em jejum deve ser evitada.

Formas de Consumir a Água com Limão

  • Dilua o suco de um limão em 1 litro de água e consuma no decorrer do dia
  • Use água com limão para substituir bebidas adoçadas ou refrigerantes que você toma durante as refeições: isto vai favorecer a absorção de ferro dos alimentos e não adicionará calorias extras às refeições.

A água com limão contém substâncias que ajudam o bom funcionamento do organismo e atuam nas reações químicas que promovem o emagrecimento. É importante destacar que todos os processos de emagrecimento ocorrem melhor em meio aquoso. Portanto, o que é mais relevante para o emagrecimento é a ingestão de água. O limão apenas acrescenta sabor e traz outros benefícios.

Associe o consumo de água com limão à prática de atividade física e a uma alimentação saudável. Busque um/a nutricionista para orientar adequadamente o seu plano alimentar.