Como aliviar a dor de dente quando não posso ir (imediatamente) ao dentista?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A dor de dentes pode ter várias causas, como uma cárie, um trauma ou apenas maior sensibilidade.

Com algumas medidas simples é possível aliviar a dor enquanto não pode ir ao dentista.

4 formas simples de aliviar a dor de dente

1. Bochecho com água morna e sal

O bochecho com água morna e sal tem ação de limpeza local e alívio dos sintomas, pela temperatura amena.

A solução pode ser de uma colher de sopa de sal em 1 copo de 200 ml de água morna. O bochecho deve ser feito pelo menos 2 a 3x ao dia.

2. Limpar os dentes

A limpeza dos dentes com escovação e fio dental, deve ser feita de maneira cuidadosa, porque a área pode estar inflamada, portanto, fragilizada.

Principalmente o fio dental, já que uma causa comum de dor, é o acúmulo de resíduos ou restos de comida entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar, e que muitas vezes resolve completamente o problema.

3. Analgésicos

Os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, aliviam a dor de forma mais rápida e eficaz, devido à sua ação sistêmica no organismo.

Procure fazer uso de um analgésico que já esteja habituado, para evitar efeitos colaterais. Na dúvida converse com o seu médico de família, ou com o seu dentista.

4. Compressa fria

O uso de compressa fria, do lado de fora da boca, está indicada para os casos de dor após trauma local. Sempre com o cuidado de colocar um tecido limpo ou toalha, evitando o contato direto com gelo, por risco de queimaduras na pele.

Chás caseiros realmente funcionam?

Não existem estudos científicos que comprovem a melhora da dor de dente por uso de chás caseiros. Acredita-se que o alívio da dor em algumas pessoas, seja devido à temperatura amena da bebida, assim como é esperado no uso da água morna com sal.

Contudo, é preferível o uso da mistura da água morna com sal, porque além do alívio da dor, promove uma limpeza local.

Os estudos científicos comprovam efeito anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico de produtos à base de plantas medicinais, mais especificamente da família Asphodelus(¹,²,³), porém são plantas dificilmente encontradas no Brasil, como a abrótea-da-primavera e gamão.

Quando procurar um dentista com urgência?

  • Febre
  • Dor persistente após 48h
  • Sangramento
  • Inchaço importante no rosto
  • Dificuldade de abrir a boca, ou se alimentar
  • Rigidez de nuca e/ou confusão mental

Embora não seja frequente, o dente inflamado pode evoluir com complicações graves como a celulite de face e a meningite. Por isso, na presença de sinais de alerta, como a febre, dor persistente, sangramento, inchaço e confusão mental, é preciso procurar um atendimento de urgência para avaliação médica.

O especialista para avaliação e tratamento de dor de dente é o dentista. Agende o seu atendimento.

Referencias:

¹ Mario Dioguardi et al., Possible Uses of Plants of the Genus Asphodelus in Oral Medicine. Biomedicines. 2019 Sep; 7(3): 67.

² Maryam Malmir. et al., A Comprehensive Review on the Medicinal Plants from the Genus Asphodelus. Plants (Basel). 2018 Mar; 7(1): 20.

³ Di Petrillo A1, Fa et al., Broad-range potential of Asphodelus microcarpus leaves extract for drug development. BMC Microbiol. 2017 Jul 14;17(1):159.