Amamentando posso tomar qualquer anticoncepcional?

Posso tomar o anticoncepcional Siblima dando de mama?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Amamentando somente pode tomar anticoncepcionais que contenham apenas progestágenos e que não contenham estrógenos.

A pílula anticoncepcional Siblima é composta por gestodeno e etinilestradiol, ou seja, é um anticoncepcional combinado que contém progestágeno e estrógeno. Por isso, a mulher que está amamentando não deve usar o Siblima. É importante realizar uma nova consulta médica para mudança de pílula anticoncepcional.

A lactação pode ser afetada pelos contraceptivos orais combinados, pois contraceptivos orais combinados podem reduzir a quantidade e alterar a composição do leite materno. Em geral, não deve ser recomendado o uso de contraceptivos orais combinados até que a mulher tenha deixado totalmente de amamentar a criança.

Durante o período de amamentação é indicado o uso de outras pílulas como as que apresentam apenas progestágeno ou outro método contraceptivo como o DIU (Dispositivo Intra Uterino) ou injeção.

A mulher que amamenta deve tomar cuidado com uso de qualquer medicação e fazer uso de contraceptivo adequado a esta fase da vida; para isso deve se informar durante a consulta seu médico/a ginecologista e definir o tratamento mais indicado.

Leia também:

É possivel engravidar durante a amamentacao?

Anticoncepcao e amamentacao